(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MINISTÉRIO-SAÚDE

Conselho reprova contas do Ministério da Saúde por unanimidade

MÔNICA BERGAMO

DA FOLHAPRESS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reprovou, por unanimidade, as contas do Ministério da Saúde do ano de 2021. O CNS é um órgão vinculado à pasta e tem como função o exercício do controle social do ministério, ou seja, fiscalizar as suas ações.

Os conselheiros do CNS reprovaram o Relatório Anual de Gestão de 2021 em votação realizada na quarta (14), na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.

A Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS analisa anualmente o orçamento da pasta. O colegiado vem reprovando as contas desde 2017, mas esta é a primeira vez que a rejeição ocorre com unanimidade.

“Enxergamos que em 2021 tivemos situações muito críticas que afetaram gravemente a população e foram tratadas de maneira irresponsável pelo governo federal”, afirma o coordenador da comissão do CNS, André Luiz de Oliveira.

E segue: “A reprovação unânime por todos os participantes do plenário é histórica”.

O colegiado ressaltou que o Brasil chegou ao fim de 2021 como o segundo país com o maior número de mortes por Covid-19 no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Os conselheiros também destacaram que houve uma diminuição de repasses aos estados e municípios comparado ao ano anterior -segundo o CNS, em termos per capita, os valores foram similares aos do início da década, em 2010.

A análise da execução orçamentária e financeira do Ministério da Saúde foi realizada com base nas planilhas encaminhadas mensalmente para a Cofin.

Procurada, a pasta não se manifestou até a publicação deste texto.

Compartilhe: