*Ariane Maria Machado de Oliveira
Por muito tempo as empresas viam práticas sustentáveis como algo que encareceria os processos produtivos e potencialmente reduziria seus lucros. No entanto, o advento de novas tecnologias e consumidores cada vez mais preocupados com a questão ambiental mudaram o cenário completamente, fazendo com que a sustentabilidade passasse a ser vista como algo lucrativo.
Os sistemas de geração de energia fotovoltaica são exemplos prático disso, pois utilizando-se de uma fonte de energia gratuita e renovável as empresas conseguem reduzir seus gastos com energia elétrica. Se levarmos em conta que os financiamentos são em média de 5 anos e os equipamentos têm vida útil de mais de vinte anos, percebemos que se trata de um investimento economicamente viável. Além disso as empresas que produzem sua própria energia não estão sujeitas às variações no preço como aumentos ou bandeiras tarifárias causadas por escassez hídrica, por exemplo. Soluções mais simples e de menores custos também podem ter impactos significativos, como a iluminação natural de ambientes e o isolamento térmico de telhados, que podem reduzir o consumo de energia com iluminação e ar-condicionado.
Nas usinas de álcool e açúcar, a queima do bagaço de cana alimenta termoelétricas que podem fornecer energia suficiente para o funcionamento da usina, gerando excedentes que podem ser vendidos, se tornando mais uma fonte de receita para o negócio. Citando um exemplo local, uma usina de Paraíso do Norte tem utilizado o gás carbônico gerado pelas leveduras durante a fermentação da garapa para a produção de bicarbonato de sódio de alta qualidade. O que antes eram apenas resíduos de produção com pouco valor comercial tornou-se agora matéria-prima ou fonte de energia com alto valor agregado.
Outro ponto a ser analisado é a percepção dos consumidores quanto as mudanças climáticas que estão cada vez mais evidentes e já podemos experimentar os seus efeitos em nossas vidas cotidianas. Experenciamos hoje tempestades mais potentes e secas mais longas como a que a Europa e parte do Centro-Oeste brasileiro enfrentam no momento, tudo numa frequência muito maior. Diante disso, muitos consumidores estão repensando os seus hábitos de consumo e buscando empresas e produtos que tenham a preocupação ambiental como um de seus valores. Desta forma, a sustentabilidade não apenas pode reduzir custos, mas também ser uma importante ferramenta no marketing das empresas.
Conclui-se que dá para produzir mais barato, melhorar a imagem da empresa, gerar mais receita e fidelizar clientes, contribuindo com o planeta.
*Ariane Maria Machado de Oliveira é doutora em Administração Estratégica