Aleksa Marques / Da Redação
A posse dos primeiros vereadores mirins de Paranavaí aconteceu na noite da última segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Vereadores. Familiares, amigos e os vereadores da cidade estiveram presentes para celebrar esse projeto em parceria com o Núcleo Regional de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Casa de Leis.
De acordo com a assessora de imprensa da Câmara Municipal de Paranavaí, Josilene Kummer, houve um projeto e os alunos tiveram treinamentos com urnas eletrônicas, criaram partidos e lançaram suas candidaturas, tudo auxiliado pelo Tribunal de Contas e pelo corpo docente dos Colégios Estaduais Cívico-Militares Flauzino Dias Viegas, Leonel Franca e Silvio Vidal.
Os candidatos tiveram que conquistar os alunos para ganhar os votos no dia da eleição por meio das urnas. E nesta segunda (19) foi realizada a posse do primeiro pleito dos vereadores mirins. A mais votada de todos os colégios foi a estudante do Flauzino Dias Viegas Emilena Maranhão, de 16 anos, com 41% dos votos. Por esse motivo ela foi a presidente da sessão, como rege a lei.
Segundo ela, sua proposta foi muito bem aceita por todos, pois se tratava de um tema que está em alta: o psicológico dos jovens estudantes no mundo pós-pandemia. “Depois que eu trouxe o assunto, ele foi muito discutido em sala de aula e vários colegas vieram falar comigo sobre isso. Acho que foi por isso que consegui tantos votos. Precisamos falar sobre o psicológico dos alunos”, comentou.
Luiz Murilo Araújo, Miriã Mendonça e Poliana de Souza todos com 17 anos mencionaram a importância do contato com a Câmara dos Vereadores desde cedo e que agora podem ajudar de forma mais efetiva o colégio onde estudam e também o bairro onde vivem. “Eu como vereadora mirim eu prometo ser justa e fazer minha parte. Sou moradora do São Jorge e sei em quais pontos meu bairro pode melhorar. Vou buscar saber das necessidades das pessoas para poder ajudar”, enfatizou Poliana.
A ideia é que eles tenham quatro encontros. O primeiro foi a posse e a eleição da mesa. O segundo é para instruir sobre o que faz um vereador, como fazer um projeto de lei e a função do poder legislativo. O terceiro encontro será para a apresentação de seus projetos de lei e também para a votação. O último encontro será uma reunião para o encerramento do projeto.
“O intuito é que estes jovens vivenciem o dia a dia dos vereadores, conheçam seus direitos, entendam como funciona a política e de que maneiras eles podem contribuir para a sociedade”, comentou Josilene.