LUCAS MUSETTI PERAZOLLI
DA UOL-FOLHAPRESS)
O Santos sonha com a contratação de Marcelo Bielsa para 2023. O presidente Andres Rueda sabe da dificuldade, mas fala diretamente com o técnico argentino e está disposto a aceitar as várias condições impostas por ele.
Para não iludir seu torcedor, o Peixe evita falar publicamente, mas, nos bastidores, admite a tentativa. Rafael Bielsa, irmão do treinador e embaixador da Argentina no Chile, confirmou ao UOL Esporte a negociação em andamento com o Santos.
Marcelo Bielsa não tem empresário e cuida sozinho do seu futuro. Em um primeiro momento, ele não descartou a possibilidade de assumir o Santos na próxima temporada e pediu várias informações a Rueda. O presidente tenta seduzir o profissional de 67 anos com a projeção de maior investimento em reforços e a liberdade para ele cuidar de todo o departamento de futebol junto com a sua comissão técnica.
Como Bielsa pediu tempo para avaliar a possibilidade, o Santos ainda não tratou de valores de salário. Se ‘El Loco’ der o aval para um próximo passo na negociação, o Peixe apresentará uma proposta e está disposto a pagar bem mais do que já pagou durante a gestão de Andres Rueda.
O sonho de contratar Marcelo Bielsa, uma unanimidade na diretoria, faz o Santos atrasar a busca por um novo diretor de futebol. O Peixe não deve contratar um dirigente até saber se a possibilidade de Bielsa é real. Enquanto isso, o interino Orlando Ribeiro ganha tempo e crescem as chances de ficar no comando até o fim do Campeonato Brasileiro.
Marcelo Bielsa está livre no mercado desde fevereiro, quando foi demitido do Leeds United (ING) após quatro temporadas. Ele recebeu sondagens recentes e esteve perto de assumir o Athletic Bilbao (ESP). No Santos ou não, o argentino só trabalhará em 2023 e quer acompanhar com calma a Copa do Mundo.
Em 2013, o Santos esteve perto de contratar Bielsa. À época, o argentino havia deixado o Athletic e se entusiasmou com a possibilidade de assumir o Peixe. Depois de várias rodadas de reuniões, exigências e informações minuciosas, o treinador pediu para assumir o clube só em 2014. Foi aí que as tratativas se encerraram e o destino acabou sendo o Olympique (FRA).
Marcelo Bielsa, técnico que inspirou nomes como Pep Guardiola e Jorge Sampaoli, é um adepto do futebol ofensivo acima de tudo, com troca incessante de passes e pressão no campo rival. O sonho do Santos dirigiu as seleções da Argentina e Chile e também passou por Lille e Olympique, na França, na Lazio, da Itália, nos mexicanos Atlas e América, no Athletic, da Espanha, e Newell’s Old Boy e Vélez Sarsfield, na Argentina.
Outro argentino em stand-by – Enquanto sonha com Marcelo Bielsa, o Santos deixa Mauricio Pellegrino, ex-Vélez Sarsfield, em compasso de espera. O Peixe fez uma reunião com o argentino há mais de uma semana.
Depois desse contato inicial para conhecer mais sobre o trabalho de Pellegrino, o Santos perguntou nos últimos dias quais seriam as condições contratuais do treinador de 50 anos. Desde então, não houve novo contato.