REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Candidato a vice-presidente da República, Braga Netto (PL) se reuniu com lideranças sul-mato-grossenses na semana passada. O encontro teve a participação do presidente da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), Demerval Silvestre, que voltou de Campo Grande otimista quanto às obras de ampliação da BR-376 e de construção da ponte sobre o Rio Paraná, ligando os dois estados.
O general Walter Souza Braga Netto teria dito que os investimentos estruturais estão previstos no plano de governo do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Também teria destacado outras obras voltadas para o setor de transporte e logística, como a construção de ferrovias para o escoamento das produções agrícolas.
De acordo com Silvestre, Braga Netto confirmou que os recursos a serem investidos na construção da ponte entre os portos São José (PR) e São João (MS) sairão da hidrelétrica de Itaipu. A partir de 2023, a usina terá quitado uma série de financiamentos e estará apta para fazer novos investimentos, em torno de US$ 2 bilhões. No caso da ponte, o valor previsto é R$ 350 milhões.
Em maio deste ano, o Governo do Estado e a Itaipu assinaram o convênio para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a construção da ponte, ao custo de aproximadamente R$ 3 milhões e prazo de até 24 meses para a conclusão. O dinheiro será liberado pela hidrelétrica, como contrapartida pela exploração dos recursos naturais.
A expectativa é que a construção da ponte facilite o escoamento da produção agrícola dos estados do Centro-Oeste até o Porto de Paranaguá. Atualmente, é preciso entrar no território paulista e cruzar duas barragens hidrelétricas, em Rosana e Primavera. O novo caminho reduzirá a distância em 130 quilômetros.