O tenente-coronel Jefferson Luiz de Souza recebeu na noite desta segunda-feira, 26, as maiores honrarias dos Poderes Legislativo e Executivo, o Título de Cidadania Benemérita e o Diploma Fazenda Velha Brasileira.
As homenagens foram concedidas durante solenidade na Câmara Municipal de Paranavaí, com a participação de autoridades, policiais militares da ativa e da reserva, policiais civis, guardas municipais, familiares e amigos.
Em suas palavras, o prefeito licenciado, Carlos Henrique Rossato Gomes, Delegado KIQ, destacou o espírito de humanidade de Jefferson e a importância de trabalhar em conjunto. “Durante um trabalho de incursão, muito perigoso e em desvantagem, das Policias Militar e Civil contra facções criminosas em uma mata da Vila Operária, houve uma intensa troca de tiros. Imediatamente as chefias foram acionadas e me recordo que a primeira coisa que o senhor perguntou quando chegou, foi: Vocês estão bem? A gente se emociona porque só Deus sabe o que a gente passa. […] Sua postura é digna de aplausos e só os verdadeiros líderes têm esta preocupação. Fica aqui nosso reconhecimento por tudo o que fez pela população de Paranavaí. E eu estendo todo este carinho a todos da corporação porque nada somos sozinhos”, contou emocionado.
O comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, falou da satisfação de membros da corporação serem reconhecidos. “Toda a Policia Militar fica muito feliz cada vez que um dos nossos integrantes é homenageado, pois sabemos que é impossível homenagear todos. Mas cada vez que fazem a um dos nossos integrantes, nos sentimos homenageados pela deferência ao nosso serviço. […] Vocês acertaram muito em fazer esta homenagem ao tenente-coronel Jefferson, um excelente policial”, disse.
Em nome do Legislativo, o vereador Delcides Pomin Junior, utilizou da palavra para relembrar o tempo de infância e quando Jefferson era chamado apenas de Jel. “Recordo quando os cadetes vieram entregar os panfletos para cursar a academia e fomos em quatro amigos. Você passou e começou esta brilhante carreira, e por onde esteve exerceu com maestria sua profissão, seja em Paranavaí, quanto em Londrina, e agora, em Maringá. Esta homenagem é pela amizade sincera e verdadeira, e acredito que também de toda a sociedade paranavaiense. Você é um exemplo a ser seguido”, reconheceu.
Homenageado – Aos 50 anos, natural de Paranavaí, filho dos saudosos comerciantes Antônio Luiz de Souza e Jurema Bet de Souza, Jefferson tem uma carreira imaculada, pautada na lisura, no comprometimento, na ética e na retidão. Dos seus 31 anos de corporação, mais de 20 foram dedicados ao 8º Batalhão da Polícia Militar, passando por diversas funções, entre estas, subcomandante e comandante.
Ao subir à tribuna, o homenageado refletiu se merecia receber as duas grandes homenagens de Paranavaí, e agradeceu a Deus, aos familiares, professores, instrutores e colegas de profissão. “Devemos reconhecer os nossos méritos, mas em especial, não podemos deixar de ter gratidão por várias pessoas e a Deus. […] Nos momentos mais difíceis da minha vida, já que muitas vezes estive perdido, como na parábola da ovelha perdida, Jesus foi atrás, me colocou nos ombros e me trouxe de volta para a casa do Pai”.
Depois, lembrou-se de Delcides Pomin, pai de Delcides Júnior, por ser uma figura marcante na sua adolescência. “Um homem de retidão, de muito caráter, lealdade e honestidade. Naquela época a gente não o compreendia, mas ele estava nos forjando para sermos homens cada vez melhores. Tenho certeza de que está muito feliz ao lado dos meus queridos pais, seo Luiz e dona Jurema”.
E finalizou seu discurso abordando sobre as dificuldades e os desafios dos policiais para garantir a segurança pública. “Quando nós falamos do reconhecimento do trabalho, temos que lembrar dos nossos guerreiros, os nossos policiais. Eles que se dedicam diuturnamente para promover a paz social, mas, muitas vezes, são incompreendidos. Eu hoje sou somente um símbolo desta homenagem”.
Currículo – Nascido no dia 18 de maio de 1972, em Paranavaí, Jefferson Luiz de Souza estudou o ensino fundamental na Escola Municipal Hermeto Botelho e no Colégio Estadual Enira de Moraes Ribeiro. Já o ensino médio, cursou no Colégio Estadual de Paranavaí. Em 1991, ingressou na Academia Policial Militar do Guatupê, como aluno oficial. Dois anos mais tarde, foi declarado Aspirante a Oficial, e promovido em 1994 para o cargo de segundo Tenente.
Casou-se no dia 17 de fevereiro de 1995, com a senhora Edlane Vanuza Romera Plaza de Souza, com quem tem a filha: Maria Eduarda Plaza de Souza.
Nos anos seguintes, galgou ao posto de Primeiro Tenente; em 2007, de Capitão; em 2012 de Major e mais recentemente, em 2019, a Tenente-Coronel, quando assumiu o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar Coronel PM Gilberto Kummer.
É formado em Administração pela Unespar – Câmpus Paranavaí e pós-graduado em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Londrina; Administração com ênfase em Segurança Pública pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior; Gestão de Pessoas pela Unopar; Logística pela UniFatecie e Direito Militar, pela Unina.
Sua dedicação ao conhecimento vai além, com uma gama de cursos já realizados: Curso de Direitos Humanos; Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas; Curso de Capacitação de Agentes de Polícia Comunitária; Curso de Polícia Judiciária Militar; Curso de Especialização em Informações; Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Condutor de Veículos de Emergência e Curso Superior de Polícia na Academia Policial Militar do Guatupê.
Aos 31 anos de corporação, desempenhou importantes funções: comandou a 3ª Companhia em Nova Esperança; chefiou o setor de planejamento e o subcomando do 5º Batalhão de Polícia Militar; chefiou o Departamento de Assuntos Internos da Corregedoria-Geral da PMPR, núcleo de Londrina e por mais de 20 anos exerceu diversas atribuições no 8º BPM, como comandante da radiopatrulha, chefe da agência local de inteligência, subcomandante e comandante. Em agosto de 2022, assumiu o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Maringá.
Diante de toda sua competência é detentor das medalhas de bronze, prata e ouro da Polícia Militar, sem sofrer qualquer punição, respectivamente aos 10, 20 e 30 anos de profissão, do Sesquicentenário da PMPR, de Mérito da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Mérito do 3º Comando Regional da PM, de Mérito Comunitário, Personalidade Arenito Caiuá, e dos 50 anos da Academia Policial Militar do Guatupê.