REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“O time que a gente construiu alcançou bons resultados eleitorais e de gestão. O reconhecimento está nas urnas.” A avaliação do deputado federal eleito Tião Medeiros (Progressistas) faz referência ao grupo político que formou ao seu redor, reunindo nomes de grande apelo junto à população, por exemplo, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), e o vereador Leônidas Fávero Neto.
Na manhã de ontem (3), Tião Medeiros concedeu entrevista coletiva à imprensa e avaliou os resultados das eleições de domingo. Disse que conquistar a preferência dos eleitores acarreta grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, “consolida tudo o que temos planejado: novos nomes com mais comprometimento para nossa região”.
Prestes a concluir o segundo mandato consecutivo como deputado estadual do Paraná, Tião Medeiros obteve o maior número de votos entre os candidatos do mesmo partido político, à frente, inclusive, de pessoas com projeção nacional, entre as quais estão Pedro Lupion (109.043 votos) e Ricardo Barros (107.022 votos).
Em 2014, quando foi eleito pela primeira vez para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Tião Medeiros recebeu 31.875 votos. Concorreu à reeleição em 2018 e conseguiu 54.276 votos, confirmando a permanência no Legislativo Estadual. Desta vez, com o objetivo de chegar a Brasília, contabilizou 109.344 votos. Considerando somente as urnas eletrônicas de Paranavaí, fez 32.052 votos, praticamente a metade dos eleitores aptos a votar, 63.940 pessoas.
Diante desse cenário, avaliou: “Sobrecarrega meu compromisso com a região, com o Paraná e com o Brasil. As cobranças vão existir e se intensificar. Será um desafio muito grande”.
Desafios – As pautas têm vistas ao desenvolvimento, desafios locais e de caráter comum para o Noroeste do Estado. São prioridades as obras de infraestrutura, como a duplicação da BR-376 de Paranavaí a São Pedro do Paraná e a ligação via ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul.
No âmbito da saúde, defendeu a ampliação dos serviços prestados pela Santa Casa de Paranavaí, hospital regional, com a habilitação de procedimentos de alta complexidade. Ao mesmo tempo, investir na estrutura do Hospital Santa Catarina, em Loanda, para descentralizar os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em relação à segurança pública, Tião Medeiros considerou indispensável a construção de uma unidade penitenciária. “É uma pauta indigesta, mas uma necessidade.” Viria acompanhada de uma Vara de Execução Penal para acelerar os trâmites de julgamento e prisão de condenados. Atualmente, a cadeia pública de Paranavaí tem 320 pessoas em um espaço destinado a apenas 96.
Durante a entrevista coletiva de ontem, Tião Medeiros apontou a importância de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Noroeste. Para tanto, é preciso investir em saneamento básico e na pavimentação asfáltica. A ideia é mapear os 28 municípios da região e identificar as principais demandas, seja na educação, seja na assistência social, seja na economia.
Política – O deputado paranaense sempre deixou evidente o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e assim seguirá durante o período de campanha para a reeleição em segundo turno. Ele concorrerá com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 30 de outubro. “O propósito é claro e firme: tentar reeleger Bolsonaro.” As estratégias políticas estão sendo redesenhadas.
Tião Medeiros falou do alinhamento com o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), atual presidente da Câmara dos Deputados, e com Ciro Nogueira, presidente do partido, que fez questão de enviar mensagem ao paranavaiense, parabenizando pela eleição.
Em caso de eleição do ex-presidente Lula, seguirá o posicionamento do Progressistas: quais serão os termos partidários em relação à eventual mudança no Governo Federal? É esperar para ver.