REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Quarta-feira, 12 de outubro, feriado nacional. Dia de celebrar a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Por causa da paralisação das atividades em todo o país, a maior parte das repartições públicas, o comércio e as agências bancárias não terão expediente, e os serviços serão retomados normalmente na quinta-feira (13).
A Prefeitura de Paranavaí manterá somente os atendimentos considerados essenciais. São assim classificados, por exemplo, a atuação da Guarda Municipal, a abertura dos cemitérios e o acolhimento de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Centros de educação infantil, escolas, unidades básicas de saúde e as demais estruturas municipais estarão fechados durante o feriado.
O comércio de rua, no Centro e nos bairros, não terá expediente, mas no shopping as lojas abrirão as portas das 14h às 20h, a praça de alimentação funcionará das 12h às 21h e o cinema e a área de lazer seguirão a programação normal.
Se o feriado pedir algumas compras para a casa, os moradores de Paranavaí e região não terão dificuldades para ir ao mercado, já que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) permite a abertura dos estabelecimentos desse segmento no dia 12 de outubro.
A CCT é o acordo formal entre os sindicatos que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom). Segundo o documento, poderão funcionar minimercados, mercados, supermercados, hipermercados e atacadistas. Entre os principais de Paranavaí, abrirão o Super Muffato (8h30 às 20h), o Cidade Canção (8h às 20h) e o Guguy (8h às 20h). A Havan de Paranavaí também atenderá em horário normal.
No caso das agências bancárias e cooperativas de crédito, que seguem o calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os atendimentos presenciais ficarão suspensos durante o feriado. Os clientes que necessitarem de qualquer tipo de transação financeira no dia 12 de outubro terão de recorrer aos caixas eletrônicos ou às plataformas digitais.