O Dia das Crianças é uma data muito esperada, não somente pelas crianças, mas também pelo comércio. Em busca do presente ideal, pais e familiares buscam nos brinquedos uma forma de garantir a diversão e o aprendizado de filhos, sobrinhos e afilhados. No entanto é necessário avaliar aspectos voltados a segurança, qualidade e conforto desses itens para evitar que se tornem armadilhas.
As Normas Brasileiras desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) contribuem para a fabricação mais segura de brinquedos e artigos para crianças, garantindo, por exemplo, que não existam extremidades cortantes, ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes, ou ainda que os produtos sejam pintados com material tóxico.
A ABNT conta com variado acervo de documentos que apresenta aspectos que variam desde a recomendação da faixa etária para cada tipo de brinquedos, até. aspectos gerais, mecânicos e físicos que devem ser utilizados na produção, bem artigos usados em playgrounds, escolas e festas, até carrinhos e cadeiras em veículos automotores.
“A normalização reforça o compromisso do fabricante em adotar requisitos e métodos de ensaio visando evitar a exposição das crianças a riscos potenciais e de danos que os brinquedos poderiam provocar, garantindo maior proteção aos pequenos e menor preocupação dos responsáveis”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.