REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Uma frente fria avançou sobre o Sul do Brasil e encontrou o ambiente atmosférico bastante quente, trazendo mudanças nas condições do tempo. Depois de dias ensolarados, as nuvens voltaram a encobrir o céu, e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) chegou a emitir um alerta de risco de queda de granizo e tempestades.
Ontem (27) foi o começo de um período marcado por volumes significativos de chuva em todas as regiões. “O acumulado expressivo pode fazer com que a gente tenha elevação dos níveis dos rios e enxurrada em algumas cidades”, informou o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen. Entre hoje e segunda-feira (31), Paranavaí pode receber mais de 50 milímetros de precipitação.
Nesta sexta-feira, o céu permanece parcialmente nublado, com pancadas isoladas de chuva, mas a quantidade ainda deve ser pequena, pouco mais de 1 milímetro. Os termômetros marcam de 21 a 30 graus.
No sábado (29), a previsão é de precipitações mais frequentes, e o acumulado durante o dia pode ultrapassar os 27 milímetros. As temperaturas começam a cair e a máxima chega a 25 graus.
Mais chuva no domingo (30), dia de votação no segundo turno das eleições 2022. O Simepar indica a probabilidade de pancadas isoladas que somam 7,5 milímetros. Nos termômetros, mínima de 21 e máxima de 26 graus.
A próxima semana começa da mesma forma, chuvosa. O volume de precipitação na segunda-feira deve ser maior do que o previsto para o dia anterior, acumulado de 16,6 milímetros. A temperatura mínima cai para 16 graus e a máxima chega a 27 graus.
Na terça-feira (1º de novembro), a trégua na precipitação vem acompanhada de tempo mais frio, com variação de 13 a 20 graus. A menor temperatura da semana está prevista para quarta-feira (2), 11 graus.