REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Uma massa de ar polar chegou ao Brasil na última segunda-feira (31 de outubro) e derrubou as temperaturas. O amanhecer de terça-feira (1º) foi gelado em alguns municípios das regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul, caso de Paranavaí, que teve o dia mais frio para novembro desde 1997, ano de instalação da estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Ontem, os termômetros registraram 12,5 graus em Paranavaí. A menor marca do mês, até então, era de 1999, quando o Simepar mediu 12,7 graus. Em Palmas, a temperatura chegou a 3,5 graus; em Pato Branco, 7,1 graus; em Cascavel e Laranjeiras do Sul, 7,4 graus.
O meteorologista Samuel Braun disse que o frio rigoroso, atípico para esta época do ano, trouxe recorde de temperatura mínima e deve seguir pelos próximos dias. Nesta quarta-feira (2), vários setores paranaenses terão mínimas baixo dos 10 graus. No Sudeste e no Sul do Estado, há possibilidade de geadas fracas. Entre o Leste e o Norte, o céu permanece com muitas nuvens, com ocorrência de chuviscos ocasionais.
A previsão para esta quarta-feira em Paranavaí é de céu com muitas nuvens, mínima de 14 e máxima de 20 graus. Na quinta-feira (3), já com o fim da instabilidade e o predomínio de sol, variação de 12 a 23 graus. Na sexta-feira (4), 12 a 24 graus.
Os números coletados pelo Simepar são incomuns para esta época do ano. A primavera no Brasil é caracterizada como estação de transição entre o inverno e o verão. Depois do inverno seco, começam as chuvas, cada vez mais frequentes com a chegada da próxima estação. A primavera teve início no dia 22 de setembro e termina em 21 de dezembro.