ALEX SABINO
DA FOLHAPRESS
Depois de 50 jogos, 88 atletas convocados, um título de Copa América (2019), um vice (2021), e campanha histórica nas eliminatórias, Tite chegou à sua lista final. Nesta segunda-feira (7), ele divulgou os nomes dos seus 26 escolhidos para o Mundial do Qatar, sua despedida da seleção.
Ele já avisou que seu ciclo de seis anos termina no último jogo da Copa. Talvez na final, marcada para 18 de dezembro.
O técnico chegou ao dia da convocação com mais certezas do que dúvidas. A maior delas era o que fazer com a lateral direita. Se Danilo é o titular, a questão era quem seria o outro nome. Daniel Alves foi para o Barcelona B fazer um trabalho físico especial na esperança de ser chamado. Mas o técnico considerava levar um zagueiro a mais e, em caso de necessidade, fazer uma improvisação.
Na lista, apareceu o nome de Daniel Alves, que vai para sua quarta Copa do Mundo.
Ao contrário de concorrentes diretos ao título, como França e Argentina, o Brasil de Tite chega ao Qatar com poucas preocupações físicas. Neymar, referência e capitão, está em grande fase no Paris Saint-Germain (FRA). O mesmo vale para outros nomes importantes, como Gabriel Jesus no Arsenal (ING), por exemplo.
O maior problema foi a lesão muscular de Philippe Coutinho, que o tirou da Copa. Se estivesse em condições, com certeza seria chamado. Tite apostava na recuperação do meia-atacante, um dos principais nomes na Rússia, em 2018.
A contusão abriu a porta para a convocação de Éverton Ribeiro, do Flamengo.
Tite ainda convive com o fantasma da eliminação, há quatro anos, contra a Bélgica, nas quartas de final. Mas à exceção dessa queda, justamente no torneio mais importante, seu currículo no comando da seleção, iniciado em 2016, é de poucas derrotas. Em 76 partidas, teve 57 vitórias, 14 empates e cinco resultados negativos até agora. Aproveitamento de 81%.
Os 26 chamados embarcam na próxima segunda-feira (14) para Turim, na Itália, onde vão treinar até o dia 19. Nesta data, a seleção embarca para Doha. O primeiro jogo no Mundial será no próximo dia 24, contra a Sérvia.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, será o chefe de delegação da equipe no Qatar.
VEJA ABAIXO OS CONVOCADOS PARA A COPA DO MUNDO:
GOLEIROS – Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING), Weverton (Palmeiras); LATERAIS – Danilo (Juventus-ITA);
Alex Sandro (Juventus-ITA), Alex Telles (Nottingham Forest-ING)
Daniel Alves (Pumas-MEX); ZAGUEIROS – Thiago Silva (Chelsea-ING), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Eder Militão (Real Madrid-ESP), Bremer (Juventus-ITA); MEIO-CAMPO – Casemiro (Manchester United-ING), Fred (Manchester United-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Lucas Paquetá (West Ham-ING), Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Éverton Ribeiro (Flamengo); ATACANTES – Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP), Richarlison (Tottenham Hotspur-ING), Antony (Manchester United-ING), Gabriel Jesus (Arsenal-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Pedro (Flamengo), Martinelli (Arsenal-ING), Raphinha (Barcelona-ESP).