Foi realizado neste final de semana a 8ª edição do Encontro de Boleiros de Nova Londrina e reuniu dezenas de participantes na Chácara Grevilha. A primeira edição do evento aconteceu no ano de 2013. A ideia surgiu a partir de um tradicional encontro anual da Banda “Os Terríveis” (conjunto musical de Nova Londrina que fez muito sucesso na cidade e região na década de 70).
Ano a ano os componentes da Banda se reuniam na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, juntamente com seus familiares e amigos. Em sua maioria funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil – Agência de Nova Londrina.
Em meio a esses encontros sempre acontecia uma “pelada” de futebol. Dessa turma de amigos, quem não cantava, jogava bola. E o futebol, assim a música, exercia o seu encantamento; laços de amizade fortalecidos; o prazer de reencontrar os amigos; as infindáveis resenhas que produziam as mais gostosas gargalhadas, mesmo que várias vezes repetidas.
As resenhas eram as mesmas, mas as gargalhadas eram sempre inéditas e cada vez mais gostosas. Da mesma forma que a música tem o poder de influenciar o nosso espírito, mexendo com nossa alma, encantando e criando laços de amizade, assim também é o futebol. A amizade produzida numa pelada de futebol tem laços mais fortes, perpetua-se no tempo, propaga-se como uma suave nota musical.
Vai muito além do nosso entendimento. Toca os corações e mexe com nossas almas. O futebol socializa e supera todas e quaisquer diferenças: classes sociais, religiões, gêneros, cores, dentre tantas outras diferenças presentes na sociedade. O que o futebol une o homem não separa.
Dentre os participantes, a maioria era ou já tinha jogado no Nova Londrina Esporte Clube (categoria amador). Muitos destes com grande potencial de seguir na profissão, mas inviabilizados pelo pouco retorno financeiro. O futebol na época não possibilitava tal reconhecimento.
Às vésperas dos encontros da Banda, havia sempre o que a turma de amigos chamava de “esquenta”, geralmente na casa do amigo “Ró” (Carlos Roberto Muniz Caires), contador de profissão, na época ainda funcionário da INCOL, um dos líderes da organização dos eventos. E foi ele que lançou a ideia de estender a pelada de futebol para um encontro anual de boleiros, pretendendo, além da confraternização, a homenagem aos ex-jogadores como forma de reconhecimento e agradecimento pela participação no futebol amador de Nova Londrina, que na época eram grandes acontecimentos e mobilizava torcedores, familiares e amigos de toda a região.
O futebol é o esporte coletivo mais popular do mundo. Tornou-se a paixão nacional. Dele emerge alegria, disciplina, condicionamento físico, competitividade, espírito de equipe.