A terça-feira (15 de novembro), dia da Proclamação da República, foi de muita festa para a equipe feminina Sub-14 da Associação de Basketball de Terra Rica (ABAT) que conquistou o Campeonato Paranaense de forma invicta.
A competição estadual foi realizada entre os dias 12 e 15 de novembro em Terra Rica, e contou com a participação das equipes, Foz Basquete/AbasfI; PM Castro/Camuru; Sociedade Thalia; PM Marechal C Rondon/ ACB. Além da anfitriã Terra Rica.
Durante os três dias de jogos, ABAT disputou seis partidas e venceu todos elas. Na primeira fase as vitórias foram: Terra Rica 90 X 21 PM Marechal C Rondon/ ACB; Terra Rica 58 X 32 Sociedade Thalia; Terra Rica 54 X 32 PM Castro/Camuru; Terra Rica 46 X 39 Foz Basquete/Abasfi.
Já na partida da semifinal venceu PM Castro/Camuru pelo placar de 55×24. A decisão foi contra a Abasfi de Foz do Iguaçu. O resultado apertado de 60 x 57, garantiu as jovens de Terra Rica o título da competição e uma vaga no Sul-Brasileiro de Clubes em 2023.
Além da conquista coletiva, a ABAT teve dois destaques individuas: Karen Reynem foi cestinha do Paranaense e entrou para o quinteto ideal da competição, que também tem outra terra-riquense, Clara Gonçalves.
Treinadora da ABAT, Stela Poças fala que trabalharam muito durante todo o ano para alcançar este título. Ela também ressalta que o amor pelo basquete foi outro fator importante.
Esta não foi a primeira vez que o time terra-riquense conquistou a competição estadual. Em 2021, o mesmo grupo que acaba de ser campeão foi quem levantou o troféu na Categoria Sub-13, competição que também encerraram de forma invicta.