Na manhã desta quarta (23), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em Paranavaí. Neste primeiro momento ninguém foi preso. As buscas fazem parte da Operação Metaverso, que visa ao combate de crimes relacionados à prática de fraude bancária eletrônica.
Além de Paranavaí, a PF cumpriu outros oito mandados de busca e apreensão nos Estados de Rondônia, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os investigados responderão pela prática dos crimes de furto qualificado mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
A Operação Metaverso é resultado da força-tarefa Tentáculos, de repressão a fraudes bancárias eletrônicas, coordenada pela Polícia Federal com a cooperação das instituições bancárias aderentes ao Acordo de Cooperação Técnica firmando com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A investigação para apurar fraudes cometidas por meio da internet no montante de R$ 18.500.000,00 em transferências bancárias para empresas e pessoas físicas com posterior compras de criptomoedas, inclusive através de corretoras de outros países.
Segundo as investigações demonstraram, uma organização criminosa explorou possível vulnerabilidade técnica e/ou sistêmica no site vítima de ataque para desviar o montante.
A Polícia Federal conseguiu identificar 30 pessoas físicas e jurídicas envolvidas na fraude, sendo que diversas empresas foram abertas exclusivamente para a realização do desvio e imediatamente encerradas as atividades.