Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Personalidades foram homenageadas pelo Poder Legislativo

RECONHECIMENTO

Câmara de Paranavaí entrega Diploma Negritude de Promoção da Igualdade Racial

Nesta segunda-feira (28), aconteceu na Câmara de Paranavaí a cerimônia de entrega do Diploma Negritude de Promoção da Igualdade Racial 2022. Jairo Estevão Venâncio, Patrícia Paulino Graça, Salete Siqueira da Silva Sanitá e Vivaldo Gomes de Aguiar foram os homenageados da noite.

O presidente da Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (ANPIR), professor Celso Santos, discursou sobre a importância de combater o racismo em todos os âmbitos da sociedade.

Em seguida, a palavra foi aberta para Jairo, Patrícia, Salete e Vivaldo. O campeão nacional e internacional de atletismo, Estevão Venâncio, lembrou do saudoso pai Francisco, mais conhecido como Biga. “Sou filho de um mineiro que chegou em Paranavaí sendo jogador de futebol e depois fundador de uma escola de samba na cidade, há alguns anos, trabalhar com esporte e cultura era visto com maus olhos. Provavelmente somos pessoas improváveis. Mas, hoje podemos estar aqui representando essa negritude. Paranavaí é a cidade que acolheu minha família”, expressou.

Patrícia Paulino, professora e orientadora da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, mesmo colégio que estudou quando criança, refletiu: “Estou muito feliz e honrada de estar aqui recebendo essa homenagem. Eu sou fruto de uma educação pública e sonhava em ser professora. Além disso, não posso deixar de falar do meu pai, que sempre me incentivou. Eu queria também homenagear os nossos ancestrais, que se estiverem olhando a gente agora, devem estar reluzentes de felicidade, e os que virão, as nossas crianças, vão saber que podem estar onde elas quiserem”.

Aos 84 anos, Vivaldo Gomes, carinhosamente chamado de Vadinho, disse se sentir muito feliz pela homenagem e convidou a todos para irem conhecer seu famoso barzinho, onde toca sanfona.

A cantora e compositora gospel, Salete Sanitá, que ao longo da carreira já gravou 6 CDs e 2 DVDs, agradeceu a indicação do nome. “Eu sei que ainda existe muita luta para a gente vencer a questão do preconceito racial. Por isso, nós estamos aqui representando muitas pessoas, muitas personalidades negras. Muito feliz de ser lembrada, reconhecida e poder representar um segmento tão importante como este”, concluiu.

Autoridades, familiares e amigos lotaram a galeria e acompanharam de perto a solenidade.

Compartilhe: