Os alunos da Escola Municipal Porto Rico já começaram a colher verduras e legumes da horta introduzida em uma área da unidade de ensino, dentro do Projeto Escola Sustentável promovido pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação.
O projeto tem como objetivo dar uma destinação correta a todos os resíduos orgânicos produzidos na cozinha, na poda da vegetação e corte da grama da escola, produzindo um adubo orgânico rico em nutrientes necessários para o desenvolvimento dos legumes e verduras.
“Os professores e alunos da escola estão de parabéns pelo trabalho realizado, esse projeto é muito bom, pois, além da produção de alimentos saudáveis também trabalha na educação ambiental dos nossos alunos”, destacou o vice-prefeito Antônio Felipe dos Santos (Pio).
A primeira colheita realizada pelos alunos contou com a orientação técnica da Fênix Ambiental, através de Braz da Silva Molina. Na horta as crianças plantaram alface, beterraba, cebolinha, salsinha, almeirão, rúcula, couve, entre outras verduras e legumes, que foram parar no prato dos estudantes durante a merenda.
O projeto, além de envolver os alunos, também contou com a participação de pais e de uma empresa da cidade a WA Materiais de Construção que fez a doação de parte do material utilizado para fazer as baias de produção de adubo.
A educação ambiental também está sendo trabalhada com a horta, onde os alunos estão aprendendo na pratica a importância do consumo de alimentos livres de agrotóxicos. A agroecologia passou a fazer parte da vida educacional dos pequenos alunos, que estão aprendendo a combater pragas com o plantio de plantas diferentes no mesmo canteiro.
A intenção do projeto é aumentar os canteiros e o excedente da colheita ser distribuído entre os alunos para que possam levar para casa e complementar a alimentação de toda a família.