A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos
O município de Querência do Norte, através da Prefeitura Municipal, realizou recentemente nas dependências da Câmara de Vereadores, uma importante reunião de balanço sobre a política de resíduos sólidos que está sendo implantada nos últimos meses.
Com a presença de representantes da empresa Fênix Ambiental, do presidente da câmara, do prefeito municipal Alex Fernandes, além de secretários e diretores que compõem toda estrutura administrativa, foi debatido o progresso do que foi proposto em 2020, ano de implantação da citada política.
“Pudemos avaliar que já cumprimos muitos objetivos do planejamento, o que nos permite já avançar para as ações de médio prazo. Além de se adequar a legislações ambientais pertinentes ao tema, é perceptível que a gestão eficiente dos resíduos leva o município, invariavelmente ao desenvolvimento verdadeiramente sustentável”, concluiu o prefeito Alex Fernandes.
O ponto principal da Política de Resíduos Sólidos é a redução, ou seja, a não geração de resíduos através do tratamento e da reutilização dos mesmos. Já no que se diz respeito aos rejeitos, a lei determina uma destinação adequada a eles, sem agredir o meio ambiente.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. O constante aumento do consumo nas cidades proporciona grande geração de resíduos sólidos urbanos.