A alta expectativa com as vendas de natal no Brasil esconde um fator decisivo para o alcance das metas: a saúde mental dos vendedores. Para Danielle Martins, CEO da empresa de educação em vendas Sales Prime, explica que muitas vezes estes profissionais não recebem treinamento adequado, mas são cobrados por retorno eficaz e alcance das metas de vendas.
“Neste período do ano é muito recorrente que os vendedores estejam submetidos a uma pressão incalculável. Diversas técnicas de venda, aplicação de metas e uma busca cada vez mais incessante pela melhoria no resultado, faz com que estes profissionais sejam mais importantes neste período do ano. Fala-se muito em consumidores, mas pouco em vendedores. A saúde mental destes profissionais é tão relevante quanto” explica a especialista, com 18 anos de experiência
A especialista explica que a pressão durante o período de festas natalinas e réveillon é consideravelmente grande, o que leva o profissional a um desgaste emocional muito maior. O comércio brasileiro estima abrir mais de 109 mil vagas de empregos, durante este período festivo, segundo projeções da CNC. Em sua maioria temporários, esses trabalhos configuram certo nível de competição para que ao final da temporada o funcionário seja efetivado, o que reflete em um maior esforço e desgaste emocional para atingir metas de vendas.
73% pretendem presentear outras pessoas no Natal deste ano. Danielle Martins explica que o aumento da adesão de pessoas na carreira de vendas no Brasil, principalmente online, exige um novo olhar sobre esta profissão. “Precisamos ir além das metas e técnicas de venda. Precisamos pensar no bem estar e na prosperidade destes profissionais para não estarmos atrás do que já vem acontecendo no resto do mundo”, explica a especialista.
Além do varejo, setor que melhor se beneficia do período natalino e que mais realiza contratações – mais de 45 mil vagas temporárias em todo o Brasil – mercados, vestuário, calçados e artigos de uso pessoal e doméstico também devem faturar muito bem. Estima-se que hiper mercados e supermercados devam faturar R$25 bilhões. Já os demais setores devem atingir R$22 bilhões. Artigos pessoais e domésticos devem embolsar R$8,19 bilhões.
Danielle Martins, empresária, especialista formada nas áreas de técnica avançada de vendas, neuro vendas, negociação e método de Harvard, inteligência emocional, comunicação assertiva e oratória. Trabalha a mais de 18 anos com vendas além de 10 anos com vendas de produtos Hight Ticket. Eleita 7 vezes entre as melhores vendedoras do mundo, CEO e fundadora da Sales Prime, uma das melhores empresas de vendas do Brasil