(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Com as festas e as férias de fim de ano, número de animais desamparados cresce significativamente, argumentam vereadores
Foto: Ivan Fuquini
Com as festas e as férias de fim de ano, número de animais desamparados cresce significativamente, argumentam vereadores Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Vereadores aprovam inclusão de campanha sobre abandono de animais em calendário oficial

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Um mês dedicado a conscientizar os moradores sobre a guarda responsável e o abandono de animais. Essa é a proposta do Projeto de Lei 139/2022, aprovado na Câmara de Vereadores de Paranavaí, que inclui no calendário oficial do município o “Dezembro Verde”. O texto foi apreciado em dois turnos e segue para a sanção do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ).

Assinada por Fernanda Zanatta, Leônidas Fávero Neto, Luís Paulo Hurtado e Maria Clara Gomes, a proposição explica a escolha do período para a realização da campanha: “Com as festas e férias de final de ano, o número de animais abandonados dispara. Muitas vezes, são friamente abandonados, simplesmente porque o tutor vai viajar e não tem com quem possa deixá-los ou não quer se preocupar com isso”.

Conforme a justificativa para a apresentação do projeto de lei, na maioria dos casos os animais são cães e gatos, “jogados à própria sorte nas ruas e rodovias ou mesmo trancafiados”. Acabam passando fome, ficam doentes e correm o risco de morrer.

A ideia dos vereadores é que sejam promovidas ações educativas envolvendo a comunidade, órgãos públicos e entidades voltadas à proteção de animais. Assim, será possível prevenir novos casos de abandono – além de ser criminoso, pode se tornar um problema de saúde pública, conforme destacado na justificativa do PL.

O texto aponta que desemparar animais é considerado ato de maus-tratos e, portanto, crime. A pena é de reclusão de três meses a um ano e multa.

Compartilhe: