O Governo do Paraná, via Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), executou R$ 950,3 milhões em obras rodoviárias ao longo de 2022. São quase 40 empreendimentos de grande porte em andamento em toda as regiões do Estado.
Um destaque é o início de obras estratégicas que vão garantir o desenvolvimento econômico local e proporcionar segurança a centenas de milhares de condutores, do trânsito local, de longa distância e também de turistas. São exemplos a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu e a duplicação da PR-445 em Mauá da Serra, a nova duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré e a duplicação da PR-317 em Campo Mourão, no acesso ao aeroporto, estas duas últimas em fase final de projeto.
Também foi iniciado o novo viaduto de São José dos Pinhais na saída para Santa Catarina, e em breve começam os serviços do novo viaduto da PUC em Londrina, com os projetos sendo finalizados.
Estão em andamento as duplicações da PR-323 em Umuarama e Doutor Camargo, a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel e da BR-277 no município, a duplicação da PR-412 em Matinhos, da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, da BR-277 em Guarapuava, da PR-092 entre Almirante Tamandaré e Curitiba e em Siqueira Campos.
Também estão em andamento obras dos novos Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, Contorno Norte de Castro, Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon e o Contorno Sul de Wenceslau Braz. Estão sendo pavimentadas a Estrada Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama, a estrada entre Ramilândia e Santa Helena, a PR-239 entre Pitanga e Mato Rico e entre Toledo e Assis Chateaubriand, a PR-160 entre Imbaú e Reserva, a PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati, e a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que irá ligar a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai à BR-277. O DER/PR conta ainda com as obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai em Foz do Iguaçu, e no outro extremo do Estado, a Ponte de Guaratuba.
Outro grande destaque, já quase concluída, é a restauração em concreto (whitetopping) da PRC-280, entre Palmas e o trevo da BR-153. A obra, cujas pistas devem ser liberadas no início de janeiro, resolveu uma demanda de décadas da população local e do transporte de cargas, que utiliza a rodovia como principal corredor logístico da região Sudoeste.
Neste ano foi finalizada a última etapa da duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo, e também o novo Viaduto da Bratislava, em Cambé, o primeiro contrato do DER na modalidade de contratação integrada. O resultado foi considerado muito positivo e aproveitado em obras, como o whitetopping da PRC-280, a duplicação entre Maringá e Iguaraçu, e agora na nova Ponte de Guaratuba. Segundo o DER-PR, várias outras obras estão quase concluídas também.
Em 2022 o DER/PR também concluiu a pavimentação do acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090, a readequação de uma curva na PR-151 entre Ribeirão Claro e Carlópolis, considerada ponto crítico de acidentes, uma nova passarela na PR-445 em Londrina, a implantação de terceiras faixas na PR-562 em Coronel Vivida, e, por meio de acordo entre concessionária e o Ministério Público Federal, a implantação do novo Trevo Cataratas, em Cascavel.
Novos investimentos – Este ano teve início nova parceria entre o Estado do Paraná e Klabin S.A., para realização de obras no valor de R$ 450 milhões em rodovias dos Campos Gerais, com a primeira iniciativa já em andamento, a implantação de terceiras faixas na PR-160, entre Telêmaco Borba e Imbaú. Também foi criado o novo programa Inova Paraná, com previsão de financiamento de cerca de R$ 775 milhões em obras rodoviárias, que incluem a duplicação da PRC-466, entre Guarapuava e Pitanga e a duplicação da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste (Pontal do Paraná).
E, recentemente, foi anunciado um acordo de liquidação contratual entre o Estado do Paraná, via DER/PR, e a RDN Participações Ltda., anteriormente denominada RodoNorte – Concessionária de Rodovias Integradas S.A, que vai resultar em investimentos de R$ 321,2 milhões. Neste acordo estão sendo priorizadas a duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e o entroncamento com a PR-438 (sentido Palmeira) e a implantação de terceiras faixas em segmentos críticos do eixo Y da região central, que é a ligação entre Mauá da Serra e Guarapuava, e entre Campo Mourão e Guarapuava, ambas passando por Pitanga.