(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

REGIÃO NOROESTE

Ambulatório Médico de Especialidades exigirá também investimentos na rede de cirurgias eletivas

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Um projeto pensado para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do Noroeste do Paraná. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) terá mais de 4.000 metros quadrados e reunirá 37 consultórios e centro odontológico. O objetivo é dobrar o número de consultas e acrescentar 5.800 exames por mês. Serão atendidos pacientes dos 28 municípios da região.

Ontem (13) o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, assinou o convênio com a Prefeitura de Paranavaí para a liberação de aproximadamente R$ 25,4 milhões. Os trâmites burocráticos para a contratação da empresa que executará a obra e a fiscalização ficarão por conta da Administração Municipal, que investirá R$ 520 mil.

Na ocasião, o secretário de Saúde e o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) anunciaram a autorização para lançar o edital de licitação. A análise da documentação está em fase final. A expectativa de Beto Preto é que a obra leve de um ano e meio a dois anos para ser concluída.

Ao Diário do Noroeste, o secretário disse que a realização de mais consultas e exames de especialidades deve aumentar a demanda por cirurgias eletivas na região, hoje feitas na Santa Casa de Paranavaí. Pelo formato adotado desde a inauguração da Unidade Morumbi, estão previstos 316 procedimentos por mês, mas a rede de atendimento aos pacientes tem enfrentado dificuldades para atingir a meta.

Os problemas passam pela organização dos documentos, o encaminhamento para os médicos especialistas e o sistema de distribuição de vagas, até chegar à Santa Casa de Paranavaí. Prefeituras, Consórcio Intermunicipal de Saúde e Governo do Estado têm buscado soluções para vencer os empecilhos.

Diante de tudo isso, Beto Preto afirmou que será necessário ampliar a capacidade de atendimento da Santa Casa, hospital filantrópico que recebe repasses da Secretaria de Estado da Saúde. “Queremos diminuir o gargalo das especialidades”, declarou. Paralelamente, estão sendo feitos investimentos no Hospital Santa Catarina, de Loanda, buscando a descentralização.

O terreno onde o AME será construído pertence à Prefeitura de Paranavaí. Inicialmente foi doado ao Governo do Estado, mas por causa de questões técnicas e burocráticas foi revertido para o município novamente.

O prefeito KIQ disse que o novo ambulatório mudará completamente o panorama da saúde de todo o Noroeste do Estado pelas próximas três décadas. Aproveitou a oportunidade para pedir apoio político de Beto Preto e de outras lideranças para trazer a Paranavaí o curso de Medicina.

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Freonizio Valente, prefeito de Santa Isabel do Ivaí, ressaltou que a construção do ambulatório de especialidades era um sonho antigo dos municípios da região. “Agora está se tornando realidade.” Representando o deputado Tião Medeiros, o prefeito de Terra Rica, Julio Leite, falou sobre a importância de dispor de estruturas adequadas para acolher os pacientes da rede pública. “Um projeto de primeiro mundo, gratuito, para nossa população.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Luís Paulo Hurtado, também se manifestou e destacou o local estratégico onde o AME será construído, próximo à Unidade Morumbi da Santa Casa.

Ainda não há data definida para o início das obras. Primeiro é preciso publicar o edital de licitação e aguardar os prazos legais para a apresentação de propostas das empresas interessadas em executar os serviços. A documentação passará por avaliação técnica e vencerá aquela que apresentar melhores condições. Somente então o contrato será assinado.

Concluída a construção do prédio, será necessário adquirir equipamentos e mobiliários. A gestão do AME caberá ao CIS/Amunpar, com a missão de colaborar para a universalidade, a integralidade e a equidade do SUS.

Prefeitos, vereadores, secretários de saúde, funcionários do CIS/AMunpar, autoridades e lideranças de toda a região participaram do ato no gabinete do prefeito Delegado KIQ, na tarde de ontem.

Compartilhe: