Muitas crianças e adolescentes gostam de ler. É isso o que mostra a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, realizada pelo Ibope em 2016. A pesquisa indica, curiosamente, que a faixa etária entre 11 e 13 anos é a que mais lê por gosto.
Diante desses números, fica bastante evidente o quanto é relevante oferecer livros para crianças. Além disso, a leitura mexe com a imaginação, provoca diferentes estímulos e ajuda na formação do senso crítico. Confira neste post a importância de oferecer livros para crianças!
Relação da criança do século XXI com os livros – Inicialmente, é válido lembrar que muitas pessoas acreditam erroneamente que as crianças do século XXI pouco podem se interessar por livros. Chegam, inclusive, a julgar esse item como ultrapassado para o formato de educação 4.0, cujo objetivo é atender às demandas educacionais das novas gerações e às necessidades da indústria 4.0, envolvendo grande variedade de tecnologia para otimizar e dinamizar processos.
Nesse cenário, mesmo não existindo dúvidas de que os livros físicos ainda são ótimas ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento, é preciso levar em consideração que o estudante do século XXI está rodeado pela tecnologia e interage bem com ela. Por isso é tão importante adotar estratégias que realmente vão ao encontro de sua realidade.
Sendo assim, uma alternativa para introduzir o hábito da leitura infantil sem fugir dessa demanda atual de acesso a novas tecnologias é o livro on-line, o qual possibilita apresentar diferentes gêneros literários para a criança.
Por que oferecer livros para crianças?
Caso você ainda não esteja inteiramente convencida, veja por que disponibilizar livros às crianças é, de fato, uma boa ideia!
Incentivam a criatividade
Livros são ótimas opções para estimular a imaginação das crianças, pois permitem que elas interajam com a história. Elas podem acompanhar as aventuras de um protagonista.
Além disso, o jovem pode vivenciar a história por meio da sua imaginação, a fim de ampliar a experiência. Sendo assim, ao ler um livro, a criança não só se imagina lá dentro. Ela também pode montar cenários, representar um personagem, inventar figurinos e até mesmo elaborar finais alternativos para a história.
Permitem novas experiências
O livro, assim como um bom brinquedo, é o tipo de item que permite à pessoa uma nova experiência e abre caminho para a possibilidade de aprendizagem. Não importa quantas vezes foi lido: sempre há um detalhe inusitado que chama a atenção. Novos ângulos e diferentes percepções da história afloram conforme o leitor dá uma outra chance à leitura.
Há, inclusive, diversas opções de livros digitais que viabilizam experiências interativas e mais prazerosas às crianças. Isso expressa o quanto pode ser vantajoso o uso das tecnologias para a formação de leitores.
Apresentam temas relevantes
É possível oferecer às crianças livros de variados temas relevantes, sejam eles em formato impresso ou on-line. Histórias de dinossauros, bichinhos, castelos, princesas e heróis — assuntos com os quais elas se identificam — são fundamentais para despertar o interesse pela leitura.
Esses livros podem trazer uma mensagem importante, levando-as a refletir e exercitar a criatividade e o senso crítico. A variedade permite respeitar a individualidade do ser humano porque, assim como as crianças são diferentes, os livros também não são iguais, o que torna possível atender aos diferentes perfis e preferências.
(Extraído de: arvore.com.br)