REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Louise é uma menina de 10 anos de idade, apaixonada por livros e leitura. Acompanhada de suas melhores amigas, Vitória e Sofia, e de sua gatinha de estimação, Frida, ela sobe em seu tapete mágico e juntas fazem viagens incríveis, misturando imaginação e realidade. Conhecem diversos lugares, constroem novas amizades e vivem inúmeras aventuras.
Passeiam por Paranavaí, visitam lugares históricos e pontos turísticos. Passam pelo Estádio Waldemiro Wagner, o Felipão, vão até a chamada Rua da Árvore, a Praça dos Pioneiros, a Biblioteca Municipal. Tem até um roteiro gastronômico.
Assim é o livro “Diário de Louise em Paranavaí”, escrito por Louise Barboza Lopes, de 10 anos. Estudante do Colégio Paroquial, ela está no quinto ano do ensino fundamental e recebeu apoio da família, da comunidade escolar, de amigos e empresas para realizar o sonho de publicar a história. O lançamento oficial, com tarde de autógrafos, será no próximo sábado, 4 de fevereiro, na praça de alimentação do Shopping Cidade, das 17h às 19h.
“Estou muito feliz que o projeto, meu livro, saiu do computador e agora várias pessoas vão poder ler”, comemora a pequena escritora. Inspirou-se na coleção “Diário de Pilar”, de Flávia Lins e Silva, que apresenta obras interativas. “O que me chamou mais a atenção foi o caderno de viagens. Eu não queria só fazer as atividades, mas fazer meu próprio livro.”
No ano passado a família descobriu, por meio de laudo, que Louise é superdotada. A condição faz com que ela se cobre o tempo todo a obter os melhores resultados possíveis. O “Diário” é prova disso.
Os pais são professores. Michele Barboza dos Santos dá aulas de Matemática. Marcelo Lopes Rosa leciona no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí. Ficaram surpresos ao ler a história da filha.
“Ela começou a escrever dois dias depois da morte de sua avó paterna, Ofélia. Acreditamos que na tentativa de superar a perda da avó. Quando terminou me mostrou o texto e fiquei surpresa (emocionada também). Não sabia que ela escrevia tão bem”, contou Michele. Ela pediu par algumas pessoas da área de literatura lerem e fazerem uma avaliação. “Incentivaram a publicar.”
Michele e Marcelo convidaram o compadre Kreslen Alexandre Matsumoto para ilustrar a história; ele é um artista paranavaiense, professor de Matemática e Artes. Depois disso, entraram em contato com algumas editoras, mas o valor não era acessível à realidade da família, então decidiram fazer a publicação de forma independente. Conseguiram apoio financeiro de diferentes empresas: Podium Alimentos, Colégio Paroquial, Buffet Infantil Tayna Mateus, Corpo de Ballet Tayna Mateus, Box 35, Roque Papelaria e Secretaria Municipal de Educação de Planaltina.
O livro tem 68 páginas e está à venda por R$ 35, preço especial de lançamento. A versão física está disponível na plataforma Uiclap. O formato e-book pode ser encontrado nos sites da Amazon e Hotmart. Nesta primeira edição a tiragem é de 500 exemplares, parte será doada para escolas municipais, a fim de inspirar outras crianças a escreverem também, um desejo da autora.
A menina já está trabalhando em outras criações e adiantou que o segundo livro se chamará “Diário de Louise no Sistema Solar”. Contou que “o outro, só escrevi um pouquinho, ‘Diário de Louise no Mundo do Ballet’, e ainda estou pensando em fazer um sobre crianças com altas habilidades, crianças superdotadas como eu”.