(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE

Programa Melhor em Casa de Paranavaí é referência para outros municípios do Estado

Paranavaí tem se tornado referência para muitos outros municípios do Estado do Paraná, especialmente quando o assunto é atendimentos de Saúde. Prova disso é o Programa Melhor em Casa, que garante atendimento médico domiciliar a pacientes egressos de hospitais, serviços de urgência e emergência ou atenção básica. Esta semana, a equipe do Melhor em Casa recebeu a visita de uma comitiva de Astorga para conhecer o funcionamento e requisitos para implantação do programa em seu município.

“Astorga é o terceiro município que recebemos para conhecer o funcionamento do Melhor em Casa. Já recebemos visitas de equipes de Campo Mourão e Cianorte anteriormente. O pessoal veio até aqui para entender como funciona o programa, trocar experiências, ver como podíamos ajudá-los para implantar o Melhor em Casa lá em Astorga. Nós pudemos compartilhar da nossa experiência, mostrar como é nossa rotina diária de atendimentos, que tipo de estrutura e de Recursos Humanos eles precisam ter, os desafios que vão enfrentar inicialmente, todo o nosso know how para que eles possam ter sucesso na implantação do programa também. Os outros municípios conheceram a nossa experiência com o programa porque em 2018 participamos de um Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná e fomos premiados com o 2º lugar de destaque entre as experiências mais exitosas do Estado. Esse destaque tem trazido bons frutos e nos impulsionado a trabalhar cada vez melhor em prol dos nossos pacientes”, explica a enfermeira e coordenadora do Programa, Melissa Hernsdorff Firomi.

Estiveram esta semana na visita a Paranavaí, a secretária de Saúde de Astorga, Natália Carvalho Lembi; o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Luciano Geraldo; o coordenadora da Atenção Primária, Joisy Ap. Marchi de Miranda; e a enfermeira Auditora, Mariane Rodrigues Guerra Roveli.

Melhor em Casa – O objetivo do programa Melhor em Casa é atender pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, diminuindo as filas de internamento nos hospitais e outras unidades de saúde. Em Paranavaí, o Programa funciona desde julho de 2014. Nestes oito anos e meio, mais de 4 mil pacientes já foram internados em casa para receber os cuidados domiciliares necessários.

“Um dos fatores mais positivos do programa é a questão da desospitalização de pacientes que podem receber um tratamento de qualidade em casa. Além de diminuir os riscos de infecções, riscos de alguém da família contrair uma doença hospitalar, o programa ajuda a reinserir o paciente no seu ambiente familiar e colabora para a liberação de um grande número de leitos na Santa Casa e na Unidade de Pronto Atendimento, que podem ser utilizados por pessoas em estados ainda mais graves, que não têm essa opção de poder se tratar em casa”, avalia Melissa.

O programa é custeado pelo Governo Federal com contrapartida do município, que disponibiliza estrutura, equipes de trabalho e outras necessidades específicas dos pacientes. Uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD tipo I) faz as visitas diárias ou semanais aos pacientes. A frequência e duração dos cuidados prestados pela equipe é planejada considerando a necessidade de cada paciente e o atendimento individual está disponível diariamente das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana e feriados.

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: