(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

VERÃO/DOENÇAS

Conheça os sintomas do norovírus e saiba como se proteger

PATRÍCIA PASQUINI

DA FOLHAPRESS

Principal causador do surto de diarreia em Santa Catarina neste verão, o norovírus tem alta capacidade de proliferação. Sua transmissão se dá via fecal-oral, ou seja, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e do contato com pessoas infectadas, em especial pelas mãos.

Os principais sintomas são diarreia e vômito, que podem vir acompanhados de náuseas, febre baixa, dores no corpo e prostração. As manifestações variam conforme a característica de cada indivíduo e, geralmente, aparecem nos primeiros dias após o contágio.

Os dias quentes da estação são propícios para a circulação não apenas do norovírus, mas do rotavírus e do adenovírus, que também causam quadros gastrointestinais. No ambiente de praia há um descuido maior com higiene e refeições, mas especialistas ressaltam que a contaminação ocorre em qualquer lugar.

A principal forma de evitar o norovírus é intensificar os cuidados com higiene.

“Muitos dos agentes infecciosos podem ficar nas superfícies. Se eu ponho a mão no corrimão, na mesa, em local em que alguém com a doença também colocou [as mãos], esses agentes infecciosos grudam na minha mão. E o contato dela com rosto, olhos e boca é uma forma de infecção”, diz o médico Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Paulista de Pediatria e coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“A higiene das mãos deve ser redobrada e mais intensa se a pessoa estiver com diarreia. Ela não pode, por exemplo, manipular alimentos. E neste caso o álcool em gel não é tão eficaz como é contra outros vírus, porque o norovírus tem uma camada lipídica”, afirma Carlos Magno Fortaleza, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.

O norovírus não é o mais grave causador das diarreias virais, mas merece atenção de pessoas com imunodeficiência imunológica, além de crianças e idosos, muito vulneráveis a quadros de desidratação.

SINTOMAS DO NOROVÍRUS

Diarreia; Vômito; Náuseas; Febre baixa; Prostração; Dor abdominal; Dores no corpo.

DICAS DE PREVENÇÃO

Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão; Beber bastante água filtrada e de fonte segura; Não consumir gelo de procedência desconhecida; Na praia e em bares, evitar raspadinhas e sacolés, devido à manipulação constante do gelo; Não consumir alimentos de procedência desconhecida, fora da validade e com as embalagens deterioradas; Não consumir alimentos crus ou mal cozidos, especialmente na praia; Evitar frutas e verduras descascadas ou com a casca danificada; Não visitar praias impróprias, nem mesmo para permanecer na areia.

Compartilhe: