UOL/FOLHAPRESS) – Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai lançaram nesta terça-feira (7) a candidatura oficial para sediarem a Copa do Mundo de 2030, que marcará o centenário da competição.
A apresentação foi realizada na sede da Associação de Futebol Argentino (AFA) e contou com os presidentes das federações dos quatro países, além do mandatário da Conmebol, Alejandro Domínguez.
“A história e a paixão vão nos dar a possibilidade de sediar o Mundial. Mas sabemos que temos que trabalhar muito para convencer e mostrar ao mundo que podemos ser a sede de 2030”, afirmou o presidente da AFA, Claudio Tapia.
A candidatura conjunta foi oficializada ainda na metade de 2022, com apoio da Conmebol. O plano é que o Mundial de 2030 celebre os 100 anos da primeira edição do torneio, disputado no Uruguai.
“Nossa Seleção Argentina trouxe a Copa do Mundo para o nosso continente e seria uma grande alegria se, 100 anos depois, a Copa do Mundo voltasse para onde tudo começou: a América do Sul”, disse Alberto Domínguez, presidente da AFA
Argentina propõe incluir Bolívia como sede – Alberto Fernández afirmou ainda que vai propor que a Bolívia também seja país-sede da Copa do Mundo de 2030. “Esta candidatura é de todo o continente. Por isso, gostaria e proporei que nosso país irmão, a Bolívia, faça parte desse sonho”, disse.
Vale lembrar que a próxima Copa do Mundo, em 2026, será realizada na América do Norte, com jogos nos Estados Unidos, México e Canadá.