(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
(f/Hemonucleo 2)
(f/Hemonucleo 2)

SAÚDE E SOLIDARIEDADE

Chegada do Carnaval levanta preocupação sobre demanda por bolsas de sangue

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Para alguns, dias de festa. Para outros, descanso. O Carnaval é uma das principais manifestações da cultura popular brasileira e este ano será em 21 de fevereiro, uma terça-feira. As comemorações começam antes e para os mais animados, podem render até cinco, seis dias.

A despeito da folia que ganha as ruas de cidades por todo o país, há uma preocupação: acidentes de trânsito e casos de violência motivados pelo consumo de bebidas alcoólicas fazem vítimas que precisam ser hospitalizadas, em muitos casos com a necessidade de reposição de sangue. Por isso, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí reforça o pedido para os voluntários, que mantenham as doações especialmente ao longo da próxima semana.

O chefe da unidade, Lucas Oliveira, compara a temporada de Carnaval às festividades de fim de ano, quando a circulação de pessoas e veículos na área urbana cresce e o tráfego nas rodovias se intensifica.

No Hemonúcleo de Paranavaí, os estoques de bolsas de sangue se mantêm próximos da regularidade. Na semana passada, a agenda de coletas alcançou a lotação máxima e Oliveira acredita que os voluntários tenham ido em busca do certificado que garante entrada gratuita na 51ª ExpoParanavaí, evento organizado pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, de 3 a 12 de março.

A Lei Municipal 2.515/2004, alterada pela 3.368/2008 estabelece que doadores de sangue não pagam para participar de eventos que, direta ou indiretamente, tenham aplicação de recursos públicos municipais, caso da ExpoParanavaí.

É necessário apresentar o Certificado de Fidelização expedido pelo Hemonúcleo Regional, constando as datas das doações mais recentes. São três para homens e duas para mulheres e precisam ser feitas nos últimos 12 meses.

Independentemente das motivações dos voluntários, o comparecimento é bem-vindo. É importante fazer o agendamento, normalmente são até 30 por dia. Basta acessar o site saude.pr.gov.br/Hemepar-Paranavai e clicar nas opções ‘Doação de Sangue’, ‘Agendar doação de sangue no Hemepar’ e ‘Agendar’.

Depois é só selecionar a cidade, preencher os campos com os dados pessoais e escolher dia e horário para a coleta. Ao chegar ao Hemonúcleo Regional de Paranavaí, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quanto o expediente é exclusivamente pela manhã. Durante a semana do Carnaval não haverá coleta na segunda-feira (20); a partir de terça-feira, o expediente voltará ao normal.

Requisitos – Podem doar sangue pessoas com 16 a 69 anos de idade. Menores precisam ter autorização de um responsável legal e idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. São requisitos estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter se alimentado, evitando refeições gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.

São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.

Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.

No Hemonúcleo Regional de Paranavaí, estoques se mantêm próximos da regularidade
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: