No feriado prolongado de Carnaval a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Posto de Brigada Comunitária de Querência do Norte, fizeram uma inspeção e visita aos moradores das Ilhas do Rio Paraná com o intuito de monitorar a atual situação das comunidades e orientar em virtude do nível elevado da água nos últimos dias.
Foi percorrido pela equipe, em cerca de seis horas de navegação, um trajeto de 123 quilômetros pela extensão do Rio Paraná e parte do Rio Ivaí. Houve visitas nas áreas do Porto 18, Porto Brasílio, Porto Floresta, Porto Felício, Porto Natal e a área de encontro do Rios Paraná e Ivaí.
Nesse trajeto, foram visitados aproximadamente 17 locais, entre ranchos de pesca, residências e clubes, sendo que nove se encontram habitados por moradores/responsáveis. Estes foram orientados acerca das condições atuais do rio e possível necessidade de evacuação da área caso o nível das águas venha a subir mais nos próximos dias.
Das residências vistoriadas somente duas, as quais se encontram em áreas mais baixas das Ilhas, estavam já com a água adentrando parte da residência. Os moradores já se encontram em processo de saída do local.
A Brigada Comunitária de Querência do Norte e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil orientam a população quanto a necessidade de atenção e cuidado com informações falsas sobre a situação de ilhéus e aumento repentino do nível do Rio Paraná. Alertam ainda que esse monitoramento é realizado de forma contínua pelas equipes e informações oficiais devem ser buscadas junto ao Posto de Brigada Comunitária de Querência do Norte, através dos telefones 199 / 3462-1020.