A Prefeitura de Itaúna do Sul mantém em andamento as obras de reformas e adequações no aterro sanitário municipal visando cumprir desta forma as exigências da lei e do Ministério Público. O objetivo é evitar prejuízos tanto para o município quanto para a população itaunense que utiliza o serviço.
Nesta semana está em execução o pátio de compostagem para tratamento biológico da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos.
Ainda está sendo realizada a adequação da área de resíduos inertes (entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro, entre outros, adequação da trincheira para depósito de resíduos contaminantes, além de cascalhamento para facilitar o tráfego dos caminhões da reciclagem e máquinas.
Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza.
“É de fundamental importância e necessidade esse investimento em nosso aterro sanitário. Estamos adequando o espaço dentro daquilo que é exigido por lei e temos certeza que isso trará grandes benefícios para todos”, declarou o prefeito de Itaúna do sul Gilson Góis.