(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EXPOSIÇÕES

Estado planeja novas ações para aquecer e ampliar o turismo rural

O Governo do Estado busca alternativas e parcerias que possam fomentar o turismo rural e aumentar o número de visitantes no Interior do Paraná, especialmente no entorno de regiões produtoras, e durante todo o ano. Com esse objetivo, a Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR) esteve essa semana em duas das maiores feiras agropecuárias do Estado: a 51ª ExpoParanavaí e a 48ª Expo Umuarama.

Apenas estes dois eventos geram uma movimentação de aproximadamente R$ 120 milhões em negócios, além de atrair quase 500 mil visitantes para os dois municípios, aquecendo o turismo e setores correlatos, como hotelaria, gastronomia e transporte. “São eventos que mostram a força do agro e o potencial turístico do setor”, disse o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

“Mas queremos ir para além do circuito de feiras, criar roteiros que atraiam a população das cidades para experimentar o contato com o campo, a natureza, os produtos artesanais, gerando renda e aumentando a lucratividade, especialmente para pequenas propriedades e pequenos produtores”, afirmou Nunes. “Enquanto a feira atrai pela grandiosidade do evento, de seus shows e rodeios, esses circuitos rurais visam promover sentimentos e oferecer uma experiência memorável para o turista por meio de vivências sustentáveis, distintas das que existem no meio urbano”.

O turismo rural tem sido uma tendência no Brasil desde a pandemia, quando as pessoas procuraram locais mais próximos e ao ar livre para quebrar a rotina do isolamento social.

Visando a melhoria no atendimento a essa demanda crescente, a diretoria da Setu-PR aproveitou os eventos dessa semana para uma agenda de reuniões com empresários do setor turístico, prefeitos, vereadores e entidades rurais. “Estamos procurando dar celeridade na preparação e na execução dos programas. No caso do turismo rural, queremos aproximar as grandes associações do agro do trade turístico”, afirmou Nunes.

Para o secretário, o modelo a ser adotado nesse segmento vem do outro lado do Atlântico. “A Europa é o berço do turismo rural, pois o campo tem um apelo muito grande sobre a sociedade urbanizada e preocupada com o meio ambiente”, comenta. “Ao viajar pelo interior da Itália, França, Portugal, Espanha, é possível perceber o impacto da integração entre cultura, gastronomia, turismo e agropecuária na promoção das economias locais. Isso viabiliza uma imensa gama de novos negócios, emprego e renda, além da preservação das tradições locais e da paisagem rural”.

Compartilhe: