Nem só de dados numéricos e índices é feita a comunicação da gestão da Educação, em qualquer uma das esferas, seja no município, no estado ou federal. Embora os levantamentos sejam referências para adoção de novas estratégias, ao ouvir quem usa o serviço é possível não apenas escolher o melhor caminho como entender a dimensão dos problemas, além de sensibilizar outros setores da sociedade. Percebendo isso, a Pridea Comunicação, responsável pela gestão de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, passou a humanizar as pautas com o intuito de alcançar o maior número possível de famílias.
Neste Dia da Escola, comemorado nesta semana em 15 de março, é pertinente lembrar de um dos cases de divulgação da Secretaria, entre o fim do ano passado e começo de 2023. Respaldada por dados divulgados pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) em de julho de 2022, que apontavam 415 mil estudantes da rede municipal em situação de maior vulnerabilidade, sendo 328,2 mil em extrema pobreza, a Educação Municipal decidiu abrir as escolas durante as férias para servir refeições diárias aos estudantes, o Programa Recreio na Escola. Embora não fosse a primeira vez, em janeiro as refeições servidas mais que dobraram: entre os dias 9 a 27 de janeiro foram oferecidas 485,9 mil refeições, além da distribuição de cestas básicas. “Não podemos tratar essa ação de maneira meramente informativa, ela nos sensibiliza no dia a dia e como ser humano, então acabamos impactando a imprensa também para que a iniciativa alcançasse o maior número possível de pessoas”, conta Ronaldo Tenório, coordenador de imprensa da Pridea Comunicação, responsável pela comunicação da Secretaria.
Como pano de fundo, a estratégia contava com a história de vida dos alunos e das respectivas famílias. Assim, cada jornalista foi abordado individualmente com a informação do serviço e também de quem precisava dele. O resultado foi não só a divulgação da notícia, mas a aproximação dos veículos de comunicação da comunidade escolar, compreendendo o trabalho humanizado realizado pela rede municipal. “Se o papel da escola é também ser a ligação da educação com as famílias e a comunidade, a imprensa precisa estar inserida nesse contexto”, avalia Tenório.
Além de conquistar espaço em um dos programas mais assistidos do País, o Fantástico, da Rede Globo, a consequência dessa exposição foi a grande procura das famílias pelo benefício. Com isso, foi organizado um processo de inscrição, que também teve cobertura dos veículos de comunicação. Paralelamente, a assessoria de imprensa mirou também nos jornais de bairros e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), equipamentos que acolhem as comunidades e têm grande papel na divulgação de novos serviços.
“Participar desse processo foi um aprendizado do começo ao fim. Desde ter um contato maior e mais próximo com a imprensa, levando os jornalistas para dentro das escolas, até perceber que o Poder Público não precisa ser o protagonista, que as histórias de vida das pessoas são maiores”, avaliou o coordenador.
Ao todo, nesta última edição da ação, foram publicadas 113 matérias sobre o serviço na mídia, sendo 20 na grande imprensa.
Entenda o caso – A distribuição de refeições no período de férias aconteceu em 64 polos educacionais. A ação foi aberta para a comunidade, ou seja, qualquer criança e adolescente, nesta faixa etária, que estivesse passando as férias na cidade de São Paulo, podia participar, não sendo necessário fazer parte da Rede Municipal de Ensino. Além disso, foram oferecidas atividades de esporte, lazer, recreação e arte, como apresentações culturais, contação de histórias, oficinas, jogos e brincadeiras diversas com brinquedos infláveis, passeios e outras atividades, ocupando os diversos espaços dos CEUs/Polos como: saguões, salas multiuso, biblioteca, quadras, entre outros. Toda a programação foi gratuita. Para passeios e visitas, foram feitas parcerias com o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Casa Brasileira, Museu Afro Brasil, Zoológico de SP, Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Corinthians Sport Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, etc.