O prefeito de Nova Londrina, Vico Bono, assumiu recentemente de forma interina, a presidência do Consórcio Samu Noroeste, que é composto por 101 municípios de toda a Região Noroeste e que administra um orçamento anual de quase R$ 40 milhões. Representa hoje 25% dos municípios paranaenses, com uma população estimada em 1 milhão e 200 mil habitantes. Sendo o maior SAMU do Paraná e um dos maiores do Brasil em número de municípios. Vico, que é o atual vice presidente do consórcio, assume a presidência de forma interina devido ao afastamento pela justiça do prefeito de Umuarama Celso Pozzobom, por 180 dias.
Já nesta semana Vico presidiu sua primeira assembleia, junto ao conselho deliberativo do Consórcio, composto por outros 10 prefeitos da região. “A atuação deste consórcio é de extrema importância para o sistema de saúde de nossa região e impacta diretamente no serviço e atendimento da população. Sabemos que a atuação do Samu salva vidas e é fundamental para o bom andamento da saúde”, declarou o prefeito.
O Samu Noroeste iniciou suas atividades de atendimento no ano de 2013 e hoje conta com 33 viaturas habilitadas e qualificadas. Conta ainda com a Central de Regulação Médica, sete reservas técnicas para transportes de Covid, três veículos administrativos e mais sete viaturas reservas técnicas da Rede.
“É um grande desafio presidir uma estrutura tão grande. Uma responsabilidade que assumimos em prol de propiciar as melhores condições de atendimento na saúde para toda a Região Noroeste do Paraná”, complementou o prefeito Vico.