REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranavaí está prestes a se concretizar. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Andréia Vilar, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores segunda-feira (18).
Em razão das obras, a partir de maio os pacientes serão recebidos na Unidade Morumbi da Santa Casa. O pedido foi apresentado à diretoria do hospital no mês passado. “Pedimos que disponibilizassem um espaço. Foi concedido.”
Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Saúde já havia utilizado uma ala da Santa Casa para instalar o hospital de campanha e internar os pacientes com sintomas moderados e graves da doença.
Enquanto o prédio da UPA estiver sob reforma, a ideia da Secretaria de Saúde é manter dentro da Unidade Morumbi um setor específico para o internamento dos pacientes, oferecendo 18 leitos.
Andréia Vilar explicou que às vezes há 10, 15, 20 pacientes aguardando a liberação de uma vaga hospitalar, mas a central de regulação não consegue atender toda a demanda, por isso são mantidos provisoriamente na UPA, que não dispõe de estrutura adequada para internamentos.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, que já funciona como suporte da UPA, também estará pronta para absorver parte dos pacientes. Os atendimentos serão das 7h às 22h enquanto for necessário, garantiu a secretária.
Paralelamente, a Administração Municipal trabalha para ampliar o número de profissionais que atuam na UPA. “Contratações estão sendo feitas”, afirmou Andréia Vilar. Até agora três médicos foram integrados à equipe e outros três serão chamados. Também está em fase final a contratação de cinco enfermeiros.