Apesar do recesso em outras repartições públicas estaduais, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí está atendendo normalmente nesta segunda-feira (11). As coletas de sangue são feitas das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30. A decisão de abrir as portas para receber os doadores voluntários na véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida se estende a todas as unidades da Hemorrede do Paraná.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o volume de coletas diminuiu desde o início da pandemia de Covid-19, mas a demanda continua. O apelo é para que as pessoas que se enquadram nos critérios façam o agendamento e doem sangue. Todos os tipos sanguíneos são necessários, informa a Sesa.
Em Paranavaí a situação do estoque está próxima da regularidade, diz o chefe do Hemonúcleo Regional, Lucas de Oliveira. Mesmo assim, ele reforça o convite: “É importante que não deixem de doar”. Muitos procedimentos cirúrgicos realizados regularmente em hospitais de todo o Paraná requerem transfusão de sangue, seja por doenças, seja por traumas.
A retomada das cirurgias eletivas, suspensas durante o período mais crítico da pandemia, torna as doações ainda mais importantes, já que os estoques de bolsas de sangue precisam ser mantidos dentro da regularidade. No caso de Paranavaí, que atende 25 hospitais do Noroeste, a quantidade de coletas tem possibilitado contribuir com outros hemonúcleos regionais quando há déficit.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Pessoas menores de 18 anos precisam estar acompanhadas do responsável legal. São requisitos para os voluntários: pesar acima de 51 quilos, estar descansado, ter se alimentado de forma saudável e não estar doente.
Em Paranavaí, as coletas são feitas de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quando o atendimento é feito exclusivamente pela manhã. Nesta terça-feira, feriado nacional em alusão a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não haverá expediente.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. O telefone para contato é (44) 3421-3588.