O armamento da Polícia Civil de Paranavaí ganhou reforços. Na noite de quarta-feira (30 de junho), dois fuzis de alta potência foram entregues pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para ampliar o alcance das unidades de segurança no combate à criminalidade. O delegado-chefe Luiz Carlos Mânica explicou que os equipamentos serão utilizados em situações específicas, como furto a banco e abordagens de veículos. As armas estão patrimoniadas e a aquisição foi autorizada pelo Ministério da Defesa e pela Delegacia de Explosivos, Armas e Munições do Paraná.
Mânica informou que grande parte da equipe que atua na 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí já está habilitada para manusear os fuzis e a ideia é que 100% da equipe seja capacitada nos próximos dias. A preparação será feita pelo Grupo Tigre de Curitiba.
O presidente do Conseg, Cláudio Miguel de Souza, contou que o processo para a aquisição das novas armas levou aproximadamente três anos. Os fuzis da marca Taurus têm como principal objetivo mostrar que a PC de Paranavaí está equipada para “inibir as ações de bandidos dento da nossa comunidade”, além de dar poder de defesa para os policiais civis.
De acordo com o comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, que participou do ato de entrega das armas, os novos fuzis são resistentes e maleáveis e possibilitam disparos de dentro da viatura. “Excelente aquisição.” Com o equipamento, ressaltou, “haverá mais meios para a polícia fazer melhor seu trabalho”.
Câmara de Vereadores – O presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Leônidas Fávero Neto, destacou que a equipe da PC é altamente capacitada e elogiou a atuação do delegado-chefe na condução dos trabalhos realizados em toda a região.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Rafael Cargnin Filho, também teceu elogios às forças de segurança e disse que tem orgulho das polícias Civil e Militar e do Conselho Comunitário de Segurança.
Integração – Em seu pronunciamento, Mânica falou sobre a importância da atuação conjunta das forças de segurança. Disse que desde 2014, quando chegou a Paranavaí, tem trabalhado de forma integrada com a Polícia Militar, o que garante melhores resultados nas ações de combate à criminalidade. “Quando a instituição desnuda vaidades, a sociedade sai ganhando.”
O delegado-chefe da 8ª SDP apontou a atuação consistente e incessante do Conseg, entidade que “faz a ponte entre a polícia e a comunidade”. Ao longo dos últimos anos, os conselheiros conseguiram recursos para adquirir um televisor, um bebedouro, um aparelho de scanner e um equipamento digital de autoatendimento para a PC.
Para o presidente do Conseg, trata-se de um trabalho complementar: quando o Estado não pode investir da maneira necessária, a comunidade se une e supre essas deficiências. “Nosso interesse é dar melhor condicionamento para as forças de segurança.” O Conselho tem aproximadamente 20 participantes, todos voluntários.
Credibilidade – O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), licenciado da Polícia Civil para exercer o mandato de gestor municipal, declarou que por muito tempo as irregularidades cometidas por lideranças das forças de segurança enfraqueceram a imagem das corporações. Nos últimos anos, no entanto, a preocupação com a ética e a transparência recuperou a credibilidade das polícias Civil e Militar junto à sociedade.
Delegado KIQ se emocionou ao relembrar a trajetória na carreira policial e fez questão de falar do apoio que recebeu da equipe da 8ª SDP e do 8º Batalhão de Polícia Militar. Sem o suporte dos companheiros de trabalho, disse, não seria possível ter obtido os bons resultados que reuniu no combate à criminalidade e, assim, não teria chegado ao posto de prefeito de Paranavaí. (Reinaldo Silva)