REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Depois de seguidas ameaças e ataques a escolas em diferentes cidades do Brasil, a sociedade cobrou respostas rápidas do poder público. Aumentar a segurança para vencer as incertezas.
Em Diamante do Norte, o prefeito Eliel Correa atendeu as expectativas da comunidade e prontamente enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei complementar propondo a criação de seis vagas para vigias municipais. O texto foi aprovado e sancionado.
Agora a Administração Municipal trabalha na elaboração do processo seletivo para a contratação desses profissionais por tempo determinado. Serão dois vigias por escola, cobrindo os turnos de aula dos três estabelecimentos de ensino.
Entre os requisitos para a classificação estão: ter sido aprovado em curso de formação de vigilante realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos da lei; ter sido aprovado em exames de saúde física e mental; não ter antecedentes criminais registrados.
Paralelamente a equipe técnica está confeccionando o projeto para a aquisição de portões eletrônicos, interfones e travas elétricas. “Queremos garantir a segurança dos alunos”, disse o prefeito.
Ele destacou que houve grande comoção dos diamantenses logo após as invasões a escolas no início de abril e reiterou que os moradores cobraram medidas rápidas, mas nem todas as reivindicações foram possíveis, afinal é preciso ter equilíbrio nas decisões e considerar também a disponibilidade de recursos financeiros para investimentos.