(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CUIDADOS

Saúde debate estratégias para ampliar atenção integral do adolescente

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana o I Seminário de Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente, voltado para profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e aos que trabalham nos Centros de Socioeducação ou diretamente com jovens privados de liberdade.

O encontro, com duração de três dias e feito em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como eixo principal o fortalecimento da assistência qualificada a este público em específico, no Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, considera importante desenvolver ações direcionadas aos adolescentes, já que estão suscetíveis a várias mudanças nessa transição da fase infantil para a adulta. “Essa é uma etapa da vida de grandes transformações biológicas, psíquicas e sociais, e existem vários fatores de risco à saúde envolvidos nesse processo. É necessário fortalecer estratégias entre esses usuários e equipes de saúde”, afirmou.

A porta de entrada do SUS é na Atenção Primária à Saúde (APS). É lá que os usuários encontram atenção integral, humana e resolutiva à saúde. Com o objetivo de ampliar as estratégias na APS, o seminário, que é realizado pela Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, pretende qualificar os profissionais e gestores para o acolhimento dos adolescentes; ampliar ações de promoção, prevenção, atenção a agravos e reabilitação da saúde e proporcionar ferramentas para as equipes de saúde atuarem nas unidades de saúde.

Mais de 15 palestrantes abordarão o tema relacionado à saúde dos adolescentes, sob diferentes assuntos, desde a vacinação, saúde mental e sexual, prevenção do suicídio, gravidez na adolescência, além de rodas de conversas e trocas de experiências entre profissionais da saúde, da assistência social e da justiça.

Nesta quarta-feira (3), uma representante da ONU para o Fundo de População Das Nações Unidas (UNFPA) falará do “Direito da Gestante Adolescente e Paternidade Responsável: desafios para a saúde”. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes Privados de Liberdade (PNAISARI) também está em pauta durante os dias de evento, com apresentação de várias ações desenvolvidas no Estado.

O evento conta com o apoio e participação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e do Ministério Público do Paraná. “O cuidado com os adolescentes do Sistema Socioeducativo do Paraná é fruto de um trabalho intersetorial do Governo do Estado, com os órgãos do Sistema de Justiça, em apoio aos municípios e às famílias. Trabalhamos junto com a saúde e a educação, desde a prevenção até a reinserção dos egressos da socioeducação, para assegurar que todos tenham acesso a cidadania”, enfatizou o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a união de esforços resulta em uma maior compreensão para lidar com as pessoas desta faixa etária. “Como profissionais precisamos estar atentos, dar respostas efetivas. Essa reunião é de atualização para o aprimoramento das ações no Paraná. São vários palestrantes que participam, e por isso, a troca de experiências é muito grande, com corresponsabilidade e compromisso com a saúde dos nossos adolescentes”, afirmou.

Presenças – Participaram do seminário o superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal; o diretor executivo da Sesa, César Neves; o representante do Ministério Público do Paraná, Daniel Pedro Lourenço; e o coordenador do Curso de Medicina da UFPR, Edevar Daniel.

Compartilhe: