O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) recebeu, na sexta-feira (12), o Diretor-Geral da Itaipu Binacional Enio Verri, na sede regional do Conselho, em Maringá. O encontro tratou da possibilidade de parcerias entre o CREA-PR e a empresa mundial em geração de energia limpa para a realização de ações em prol da sociedade.
Participaram da reunião com Verri o presidente do CREA-PR Ricardo Rocha de Oliveira; a Gerente Regional do CREA-PR, em Maringá, Viviani Hannebauer; o diretor do CREA-PR Altair Ferri; o Diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (SENGE) Eduardo Agostinho dos Santos; o membro do SENGE Angelo Robertina; o Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Regional Maringá (AGB-RM) Erivelto Alves Prudencio; membro da AGB-RM José Roberto; o diretor da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (AMEA) Nilson Cardoso; membro da AMEA Mario Juscelino; o coordenador do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) Paulo Fernando Soares; o coordenador do Colégio de Inspetores (CDIN) Ramael Lazaro Luiz; o Assessor da Presidência do CREA-PR Samir Jorge; o coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER) Silvério Candido da Silva; Newton Almeida, da Itaipu; o Conselheiro do Crea-PR Ednaldo Michellon; e André Félix, membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM).
No encontro, o presidente do CREA-PR Ricardo Rocha, apresentou a Verri a Agenda Parlamentar do CREA-PR, um programa de contribuição dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências em apoio aos gestores públicos, bem como temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que vêm sendo trabalhados pelo Conselho e que representam oportunidades de parcerias.
Um exemplo de tema é a “Engenharia Pública”, em que o CREA-PR realiza junto a prefeituras e outros agentes, programas de cunho social como o Casa Fácil, Energias Renováveis e o Campo Fácil, com a prestação de serviços agronômicos para a elaboração de projetos e a orientação técnica para a população rural de baixa renda.
“O Campo Fácil é realizado em alguns municípios do Paraná, mas com novas parcerias poderíamos pensar em uma ação maior que abrangesse todos os munícipios do estado. É um programa de assistência técnica gratuita em favor de uma agricultura mais rentável e sustentável”, explicou o presidente do CREA-PR.
Diretor-Geral da Itaipu, Enio Verri ressaltou que o tema, entre outros, está relacionado à missão da empresa binacional, o que é fundamental para a elaboração de parcerias. As propostas de programas ou projetos com a Itaipu, destacou, são selecionadas conforme a bacia hidrográfica onde haverá a implementação e devem gerar impactos socioambientais positivos, que ajudem a prolongar a vida do lago de Itaipu.
Um conjunto de sugestões foi entregue a Verri ao final do encontro. “Os temas apresentados têm relação com a nossa missão. Estamos disponíveis para fazer parcerias, com determinadas políticas públicas. Há muito espaço para construir novas ações”, frisou.
Como resultado da reunião, será marcada uma agenda para o andamento de futuras ações em conjunto. “Gosto de reuniões com propostas de parcerias efetivas e um dos nossos objetivos é realizar Editais de Chamamento Público em parceria com a Itaipu”, comentou o presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha.
Geocast – Ainda durante a visita, Verri e Rocha participaram da gravação do podcast Geocast, falando sobre desenvolvimento local, com relação às Engenharias, à Agronomia e às Geociências. O episódio será veiculado no início de junho pela Associação dos Geógrafos Brasileiros – Regional Maringá (AGB-RM), nos canais:
YouTube (www.youtube.com/@agb-rm-maringa998);
Spotify (https://open.spotify.com/show/4u93foO5Fr08VOws7iOfUs);
Plataforma Pró-Crea 2.0 (https://www.crea-pr.org.br/ws/prestacao-de-contas-anual-crea-pr/pro-crea-2-0-plataforma-de-cursos-online/).