REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Na última sexta-feira (12), o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, participou da reunião de prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), em Paraíso do Norte. Recebeu das mãos do presidente Otávio Grendene Bom, de Nova Londrina, um documento que aponta a necessidade de destinar verbas para a Santa Casa de Paranavaí.
O hospital é referência regional e atende pacientes dos 28 municípios que compõem a Amunpar. Enfrenta problemas financeiros que se arrastavam há anos e tomaram proporções de crise durante a pandemia de Covid-19.
Nos períodos mais críticos, a Santa Casa de Paranavaí, da mesma forma que outros hospitais no Paraná, suspendeu as cirurgias eletivas e dedicou os leitos para o internamento de pacientes com quadros moderados e graves de Covid-19. A medida comprometeu a arrecadação. Outro problema foi o aumento do custo de insumos e equipamentos.
O documento entregue a Enio Verri na sexta-feira em nome da Santa Casa é um pedido de ajuda, verbas de custeio para tentar reduzir o desequilíbrio financeiro e manter o pleno funcionamento do hospital.
Acompanharam o ato o deputado federal Tião Medeiros, o prefeito de Paraíso do Norte, Carlos Alberto Vizzotto e o deputado estadual Arilson Chiorato, além de outras lideranças regionais.