REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor.” As palavras do padre Antônio Vieira, filósofo e missionário português do século 17, foram levadas à Câmara de Vereadores de Paranavaí na noite de segunda-feira (15) pela professora Ivany Azevedo, que ressaltou a necessidade de disponibilizar ferramentas para aprimorar a rede pública de ensino.
Ela defendeu que Administração Municipal ofereça aulas de inglês gratuitas a crianças e adolescentes que compõem famílias de baixa renda e não podem pagar cursos particulares. A Indicação 89/2023 propõe estudos para a criação do projeto Paranavaí Bilíngue.
O objetivo é ensinar a língua inglesa aos alunos da rede municipal que se destacam no desempenho escolar, com notas acima da média. A sugestão é que o Governo Municipal subsidie a formação extracurricular de crianças e adolescentes em escolas privadas especializadas no ensino de idiomas.
O aprendizado ajudará os estudantes a se preparar para processos seletivos e concursos, que exigem grau de fluência em língua estrangeira, além de abrir portas no mercado de trabalho. Assim os alunos de escolas públicas estarão em pé de igualdade com os da rede particular que têm melhores condições financeiras a acesso a atividades complementares.
De acordo com a autora da Indicação 89/2023, a ideia de implantar o projeto Paranavaí Bilíngue é baseada em anseios dos próprios professores de língua inglesa que atuam em estabelecimentos públicos de ensino.
A proposta será encaminhada à Administração Municipal, que analisará a viabilidade de colocar o projeto em prática. Pela lei, o Executivo não é obrigado a responder as indicações parlamentares, mas a atual gestão tem dado retorno a todas as sugestões feitas pelos vereadores.