O Boletim da Dengue de Paranavaí mostra que desde o dia 1º de agosto de 2022 até esta quinta-feira, dia 18 de maio de 2023, o município notificou 2.950 casos suspeitos de dengue. Deste total, 607 casos foram confirmados, 2.170 descartados e 173 casos estão suspeitos (aguardando resultado).
Os números são contabilizados a partir do dia 1º de agosto de 2022, seguindo o ano epidemiológico estabelecido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).
LIRA – A Vigilância em Saúde de Paranavaí divulgou no dia 13) de março o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2023. Paranavaí está com índice 7,1, representando alto risco de infestação e um ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti.
Dos cinco setores inspecionados pelos agentes de endemias, três estão em situação perigosa. É o caso do Estrato 3, que engloba as regiões do São Jorge, Simone, Vista Alegre, Santa Maria, Matarazzo, Luiz Lorenzetti e Geraldo Felippe, onde o índice de infestação está em 8,67. No Estrato 2, que engloba as regiões do Ouro Branco, Ouro Verde, Silvio Vidal e Campestre, o índice está em 8,49. E no Estrato 4, que engloba as áreas do Santos Dumont, Vila Operária e Éttore Giovine, o índice está em 7,57.
Os outros dois setores estão com índices abaixo de 7,0, mas ainda com alto risco de infestação. É o caso do Estrato 5, que engloba as regiões do Morumbi, América, Jardim das Nações, Sumaré, Distrito Industrial e Vila Paris, que está com índice de 6,76; e o Estrato 1, que engloba a região do Centro e Guanabara, com índice de 4,15.
(Assessoria Prefeitura)