Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) apontou que o desempenho das vendas do comércio no Dia das Mães deste ano 8,3% inferior em relação ao mesmo período do ano passado.
Realizado pela empresa Datacenso, o estudo envolve 608 proprietários e gestores de estabelecimentos comerciais localizados nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (Pato Branco). A coleta de dados foi realizada por telefone entre os dias 15 e 17 de maio de 2023.
O objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho das vendas no comércio paranaense no Dia das Mães 2023 além de constatar a impressão dos empresários no atual cenário econômico e de expectativas com relação à economia.
Praticamente a metade dos comerciantes paranaenses disse que as vendas deste ano foram inferiores às do ano passado. O menor poder de compra do consumidor foi o principal fator que influenciou na queda. Londrina e Cascavel apresentaram o pior desempenho nas vendas em relação a 2022, com -12,6 e -11,5, respectivamente.
Paranavaí teve aumento de 12,4% – A semana do Dia das Mães trouxe resultado positivo para o comércio de Paranavaí. No período de 8 a 13 de maio, as vendas cresceram 12,4% em relação ao período correspondente de 2022, conforme divulgou a
Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
É o segundo ano consecutivo de números positivos. Em 2022 a Aciap calculou variação de 17,16% em relação ao ano anterior.
Cabe lembrar que 2020 e 2021 foram marcados pelas restrições sanitárias que tinham como objetivo evitar aglomerações de pessoas e reduzir os riscos de transmissão do coronavírus. No primeiro ano da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Paranavaí chegou a decretar o fechamento das lojas, a princípio totalmente, depois em horário diferenciado.
Além das mudanças na rotina de atendimentos, os meses mais severos da crise sanitária provocaram dificuldades econômicas, com demissões de trabalhadores em diferentes setores e altas nos preços.
O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas para o comércio. Perde apenas para o Natal e eventualmente para a campanha Black Friday.