(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

REGIÃO NOROESTE

Profissionais de saúde debatem serviços odontológicos para pessoas com deficiência

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

É importante individualizar os atendimentos odontológicos a pacientes com deficiência ou necessidades especiais. Ontem (19) foi dia de falar sobre o assunto com dentistas e auxiliares que atuam na rede pública de saúde de todo o Noroeste. A capacitação foi resultado de uma parceria entre a 14ª Regional de Saúde e o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Duas professoras da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ministraram as palestras e conduziram os debates, Mariana Emy Nagata e Gabriela Fleury Seixas. 

O evento teve como objetivo apontar caminhos para otimizar os serviços odontológicos nas unidades básicas de saúde, chamados de atenção primária. 

É comum que pacientes com deficiência visual, auditiva, mental ou motora sejam encaminhados diretamente para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mas nem sempre é necessário. Há casos passíveis de tratamento na atenção primária. 

A coordenadora regional de Saúde Bucal, Priscilla Maestri Lehmkuhl, explicou que individualizar os atendimentos significa analisar caso a caso e direcionar os pacientes para o CEO somente quando a estrutura da UBS não é suficiente. “Isso vai desinflar a atenção secundária.”

O Centro de Especialidades Odontológicas recebe pessoas dos 28 municípios da 14ª Regional de Saúde e dispõe de 120 vagas por mês. A limitação gera fila de espera por tratamentos, em torno de um mês, dependendo da situação. Casos mais graves e que requerem cirurgia bucomaxilofacial são encaminhados para a Santa Casa de Paranavaí.

De acordo com Priscilla Maestri Lehmkuhl, o papel dos dentistas e dos auxiliares que participaram da capacitação de ontem é levar essas informações aos gestores e mostrar que é possível oferecer os serviços adequados ainda na atenção primária, mesmo quando a condição ou a patologia do paciente exige cuidados especiais.

Profissionais de toda a região participaram da capacitação em Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini
Priscilla Maestri Lehmkuhl falou da individualização dos atendimentos
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: