REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Luís Paulo Hurtado, sugeriu ao Poder Executivo a instalação de câmeras de vigilância com captura de dados audiovisuais, reconhecimento facial e identificador de placas nas viaturas da Guarda Municipal.
A pretensão é “inibir a criminalidade, bem como auxiliar nas investigações de forma ostensiva e efetiva”, diz a Indicação 73/2023 assinada por Hurtado.
O sistema de monitoramento chamado de “viatura inteligente” permite contabilizar o número de pessoas e veículos identificados durante as patrulhas e acessar informações a partir das características físicas, sendo possível verificar se há pendências administrativas ou judiciais.
O documento menciona a cidade de Louveira (SP), onde o modelo sugerido foi implantado. “Segundo dados, cerca de 90% dos crimes ocorridos no referido município são solucionados com apoio desse sistema de monitoramento”.
Em resposta à Indicação 73/2023, o secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio e Trânsito, Matheus Bucher, informou que será feito um levantamento técnico e de custo. Havendo viabilidade de implantação, a demanda será inserida no Planto de Contratações Anuais de 2024.