REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Prefeitura de Alto Paraná está investindo no plantio de árvores nativas e ornamentais ao redor do estádio municipal, parte da estratégia de reformulação do espaço público destinado à prática esportiva e às atividades de lazer.
“Estamos reflorestando o ambiente de caminhada e o parque infantil”, afirmou o chefe do viveiro municipal, Adelcio Luiz Moretto (Tatinha). Há exemplares de palmeiras reais e imperiais e perobas-rosas.
A expectativa é que dentro de alguns anos as árvores estejam grandes o suficiente para fazer sombra sobre as arquibancadas e proporcionar mais conforto para os espectadores das partidas de futebol. Na opinião de Tatinha, a arborização adequada levará a comunidade de volta ao estádio municipal.
Em uma próxima etapa, seria possível fazer adequações no campo de futebol e nas áreas destinadas aos torcedores. “Precisamos resgatar o que é do município”, disse Tatinha.
Ele explicou que as mudas de plantas são produzidas no viveiro municipal, ambiente com diferentes tipos de árvores e espaço para eventos de conscientização e educação ambiental.
Nos últimos anos, garantiu, a Administração Municipal investiu aproximadamente R$ 15 mil para reestruturar o espaço. O viveiro ganhou novas estufas e espaços com melhores condições para o plantio e o cultivo. A ideia é cultivar árvores nativas e pensar em na formulação de um plano de ampliação da área verde de Alto Paraná.
Tatinha já está se preparando para a Semana do Meio Ambiente. De 5 a 9 de junho, receberá no viveiro municipal estudantes de diferentes escolas para falar sobre a importância da preservação dos recursos naturais, especialmente das espécies nativas – na flora e na fauna.
Convidou a comunidade para conhecer o espaço e a produção de árvores do município e disse que o viveiro está aberto para agendamento de visitas escolares não somente durante a Semana do Meio Ambiente, mas durante o ano todo.
Os telefones para contato são (44) 3447-1122 e (44) 99721-9990.