O faturamento de pequenos e médios e-commerces paranaenses alcançou R$ 35 milhões apenas no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 28% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Nuvemshop. À medida que o comércio eletrônico continua a crescer de forma exponencial, empresas de diferentes segmentos estão abrindo caminho para a transformação digital. No Paraná, a indústria de embalagens de papelão está se preparando para atender à demanda do mercado e se adaptar ao cenário do e-commerce. Nesse sentido, a adoção de novas tecnologias garante competitividade, aumenta a eficiência operacional e eleva a satisfação dos clientes a novos patamares.
O avanço do varejo digital coloca o papelão ondulado como um dos principais materiais consumidos. Esse material é amplamente utilizado em caixas de embalagem para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências, representando 80% da demanda no comércio eletrônico global, de acordo com o relatório da Smithers. Reconhecendo essa necessidade, a Masterkraft, uma indústria paranaense de soluções em embalagens, está iniciando sua jornada de transformação digital. “Nosso principal objetivo ao investir em um ecossistema inovador é fortalecer o crescimento dos players envolvidos, permitindo a incorporação de novidades em nossas soluções de embalagens e, aos poucos, nos tornarmos referência no setor”, destaca o CEO da empresa, Maicon Santos.
As soluções tecnológicas avançadas desempenham um papel fundamental para as empresas de embalagens de papelão, otimizando os processos produtivos. Segundo Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba, a automação e a digitalização dos fluxos de trabalho permitem que as empresas melhorem a gestão de estoques, aprimorem a rastreabilidade dos produtos e ofereçam embalagens personalizadas de forma ágil e precisa. “A tecnologia também possibilita uma integração mais eficiente com os clientes e fornecedores, permitindo uma comunicação fluida, tomadas de decisão estratégicas e identificação de oportunidades de melhoria nos processos”, explica Márcio Viana.
Mercado aquecido
O mercado de embalagens está aquecido, seja para compras de alimentos em supermercados ou para a aquisição de itens em lojas on-line. Produtos envasados em embalagens cartonadas já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado atingiu 311,5 toneladas em abril deste ano, um valor 0,5% superior em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel). “A entrada de elementos tecnológicos em todos os setores do nosso dia a dia é inevitável, e na área de embalagens isso não é diferente. Esse caminho está tão bem estabelecido que sabemos que as empresas precisam aproveitar esses recursos para prosperar”, afirma o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.
Devido ao seu amplo uso em diversas indústrias, o papelão se destaca como um dos melhores indicadores de desempenho econômico. Para se manter resiliente diante das flutuações do mercado, as empresas do setor estão investindo em tecnologia para fortalecer o crescimento e impulsionar o desenvolvimento. “Para a próxima década, a Masterkraft tem um plano de expansão ordenado e padronizado em todos os estados brasileiros, mantendo um atendimento dinâmico e ágil, com um sistema operacional robusto que suporta o projeto, garantindo um atendimento personalizado em todo o país”, conclui Maicon Santos.