(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

OBSERVATÓRIO SOCIAL

Projeto apresenta a estudantes de Paranavaí noções de cidadania

Promover noções de cidadania, política e tributos é o principal objetivo do projeto “Observatório Social Mirim”, desenvolvido pelo Observatório Social de Paranavaí. A ideia veio de Brusque – SC e está sendo replicada na cidade para estudantes do 7º e do 8º anos das escolas estaduais.

O primeiro encontro aconteceu nesta quarta-feira (31 de maio) no Colégio Estadual Curitiba. Outros dois serão realizados nos dias 14 e 28 de junho, para depois seguir o cronograma até o final do ano letivo nas outras 10 escolas.

Ao todo, cada escola receberá três palestras divididas da seguinte forma: introdução sobre a função do Observatório Social e seus objetivos, cidadania, direitos e deveres de cada indivíduo previstos na Constituição Federal de 1988 e o papel dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário; importância e o cuidado com o que é do poder público e tributos; corrupção e mais uma vez a importância e o cuidado com patrimônio e recursos públicos.

A advogada e coordenadora do Observatório Social de Paranavaí, Thais Soares, diz que o objetivo é ir a três escolas por semana, porém nem todas conseguem liberar um espaço por conta do calendário letivo escolar. Em média, as visitas são realizadas por quatro profissionais/voluntários do Observatório.

“Infelizmente esses adolescentes ainda não têm a consciência sobre cidadania e das responsabilidades social e fiscal, além dos papéis de cada poder. Ao perguntar se eles sabiam o endereço da Câmara Municipal de Paranavaí, um respondeu que seria em Brasília, erravam as respostas, mas tentavam participar, portanto, foi um bate-papo enriquecedor”, analisa Thais. No cronograma do projeto está previsto levar os estudantes até o Poder Legislativo da cidade.

No tema política, um dos assuntos abordados é referente ao voto. Os voluntários do Observatório alertam os estudantes que além de um direito, votar também é um dever e escolher candidatos que tenham propostas claras e importantes para a sociedade é primordial para o desenvolvimento do país. “Existem alguns políticos que geralmente não têm propostas e acabam oferecendo serviços em época de eleição, ou seja, a famosa ‘compra de voto’. Isso não deixa de ser uma forma de corrupção”, finaliza Thais.

Thais Soares explicou como será a dinâmica do projeto nas escolas da cidade
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: