*Sueli Conte
Você sabia que para uma criança de até 6 anos – período que representa a primeira infância –ter um bom desenvolvimento é preciso construir bons vínculos familiares e viver em um ambiente saudável? Um estudo realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) comprova que o direcionamento emocional realizado nessa fase afeta, diretamente, os rumos que tomaremos no futuro, incluindo a vida adulta.
Isso porque é durante a primeira infância que três importantes funções cerebrais são formadas: a flexibilidade cognitiva, a memória de trabalho e o controle inibitório. Em conjunto, essas funções nos auxiliam no armazenamento de informações de curto prazo. Nesse mesmo período, também se formam as principais conexões do lobo frontal. Apesar de seguirem se aperfeiçoando durante toda a vida, essas conexões nos ajudam na concentração.
Justamente por esses aspectos, tudo o que acontece nos primeiros anos da nossa infância provoca reflexos importantes no futuro e permanece ao longo dos anos. Observe que uma criança muito criticada na infância acaba se tornando um adulto inseguro, com baixa autoestima e pensamentos negativos constantes. Isso atrapalha o crescimento emocional e o sucesso na vida afetiva e na profissional.
Ao mesmo tempo, é importante trabalhar as duas dimensões do estado emocional infantil: a reatividade e a autorregulação. A reatividade está ligada à forma como a criança reage a uma frustração. A autorregulação, por sua vez, está atrelada às correções, especialmente aquelas ligadas ao controle motor.
Todos esses pontos devem ser somados à forte tendência apresentada pelas crianças de formar vínculos com as pessoas que estão ao seu redor. É essencial que os adultos ofereçam, principalmente durante esse período, demonstrações de afeto e carinho aos pequenos, com especial manifestação de cuidados e acolhimento. Quando isso não acontece, há um prejuízo posterior, que pode se manifestar no rendimento escolar, na vida profissional e em outras áreas.
Diante de tantos desafios, é natural ter dúvidas sobre como lidar com o emocional das crianças e adolescentes. É importante orientá-los de forma que eles consigam estruturar e formar o que chamamos de inteligência emocional. É por meio dela, que eles saberão identificar as próprias emoções e de quem estiver no entorno. Também é interessante ensiná-los a controlar as emoções, como expressá-las e como canalizá-las de maneira produtiva. Isso tudo é feito por meio do diálogo constante e irrestrito, por parte dos pais, outros adultos que estejam por perto e façam parte da vida da criança e pelos professores.
Assim, o apoio emocional se apresenta como parte essencial da formação de uma criança, para que ela possa enfrentar a adolescência e a vida adulta de forma mais simples. É justamente esse apoio emocional que levará a criança a interagir melhor com o mundo, a lidar da melhor maneira possível com as frustrações e a enfrentar desafios. É também por meio do suporte emocional que criamos seres humanos mais empáticos, mais sociáveis e mais capacitados a se adaptar às mudanças, sejam internas ou externas.