(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARAÍSO DO NORTE

Distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda começa nesta segunda-feira

A partir de agora, Paraíso do Norte terá distribuição gratuita de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Serão contempladas moradoras inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estudantes que pertencem às famílias beneficiadas com o Kit Verde, programa de alimentação.

Durante o lançamento do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH), a diretora do Departamento Social, Monica Oliveira Santana de Jesus, informou que nesta primeira etapa serão entregues duas embalagens de absorventes para cada mulher beneficiada. É preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para receber os produtos.

No caso das alunas, os pacotes serão enviados junto com a cesta básica, disse a diretora do Departamento Educação de Paraíso do Norte, Edna Maria Capelari. A distribuição seguirá o mesmo formato adotado para a entrega de fraldas às famílias com crianças.

O prefeito Carlos Alberto Vizzotto disse que é preciso criar projetos que atendam diretamente as pessoas que dependem dos serviços públicos. “Não estamos fazendo favor, mas cumprindo a Constituição Federal”, declarou, referindo-se ao direito de acesso gratuito e universal a saúde, educação e alimentação.

A distribuição de absorventes íntimos é uma questão de saúde e não estética, avaliou a diretora do Departamento Social. Acrescentou que existem mulheres com fluxo menstrual intenso e sem condições financeiras para comprar os produtos. Há casos em que utilizam folha de jornal ou papelão para reter o sangue.

As despesas para a compra e a distribuição dos absorventes correrão à conta de dotações orçamentárias, com recursos livres do município. “O custo é baixo perto dos ganhos com a saúde e a educação”.

Proposição – O projeto de lei que deu origem ao programa foi elaborado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso do Norte, Roberto Lima. Aprovado por unanimidade, seguiu para a sanção do prefeito Beto Vizzotto, o que aconteceu em junho. É uma iniciativa pioneira entre os municípios do Noroeste do Paraná.

Em Paranavaí a vereadora Fernanda Zanatta iniciou uma campanha de arrecadação de absorventes e tem buscado apoio de entidades e da população. Não se trata de uma ação de governo, mas voluntária. No início do mandato, ela propôs a criação de um programa semelhante, sem obter resposta positiva da Administração Municipal.

Em nível federal, o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorventes. A proposta estava ligada ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, aprovado pelo Congresso Nacional, que ainda pode derrubar o veto presidencial, decisão que o prefeito Beto Vizzotto espera que seja tomada.

Beto Vizzotto falou sobre a importância do poder público para a população vulnerável
Foto: Ivan Fuquini
Monica Oliveira Santana de Jesus disse que a iniciativa é fundamental para a saúde feminina
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: